Sapporo – As luzes coloridas que se formam no céu em uma aurora polar atraem a atenção e é um desejo comum poder vê-las ao vivo e viver essa experência. O fenômeno acontece com bastante frequência nos países escandinavos, mas é um efeito raro no Japão.
Mesmo assim, após 20 anos sem nenhum sinal, muitos moradores de Hokkaido puderam ver o céu explodir em tons de vermelho e rosa na última sexta-feira (1). A aurora foi admirada e fotografada em várias regiões, com as cidades de Rikubetsu e Shikaoi na região de Tokachi e em Bihoro, ao leste da província.
Uma reportagem do programa Mezamashi-8 da Emissora Fuji exibiu as fotos tiradas por fotógrafos amadores e profissionais. Quem esteve por perto para ver ao vivo, não perdeu a chance de registrar.
No Parque Nacional Kushiro-Shitsugen, um professor que também é fotógrafo registrou as imagens e comentou sobre a experiência:
“Mesmo vendo a olho nu, dava para sentir um leve tremor, foi incrível. Além de fotógrafo, sou professor de escola e estou ansioso para mostrar aos meus alunos a beleza que consegui registrar nessas fotos”.
Hiroyuki Tsuda, chefe do Museu de Ciência Espacial de Rikubetsu, disse para a Emissora Fuji que o fenômeno pode voltar a qualquer dia ainda neste inverno.
“Está ocorrendo um aumento das manchas solares, que são fenômenos temporários na fotosfera do sol e por causa das explosões frequentes, é possíveis que se formem auroras vísiveis a olho nu. Não seria estranho aparecer de novo na semana que vem ou no mês que vem”, comentou.
Por causa da alta atividade solar, quem está em Hokkaido ou tem planos de viajar para a província durante este inverno, pode ser surpreendido por um céu raro e colorido.
Leia também: Japão registra numerosos casos de aspiradores de pó que pegaram fogo durante faxina: veja como evitar acidentes em casa
Aurora boreal e aurora austral
De acordo com o professor Basílio Santiago da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em uma reportagem do Portal Terra, o choque das partículas energizadas pelo vento solar e a camada magnética da Terra provocam o fenômeno conhecido como aurora polar.
O efeito de cores é famoso e bastante frequente nos países do norte da Europa, mas pode aparecer também em muitas outras localidades durante os meses mais frios do ano.
Existem dois tipos de auroras. A boreal acontece nos países escandinavos, como Noruega, Islândia, Suécia e Finlândia e a austral, que é comum nas altas latitudes do sul, ocorre em locais como a Antártida, a Patagônia entre a Argentina e o Chile, a Austrália e a Nova Zelândia.
No caso de Hokkaido, segundo a reportagem da Fuji, o fenômeno que pintou o céu em tons de vermelho durante a noite é uma aurora austral. Visitar esses países e regiões durante os meses de inverno aumentam as chances de presenciar o fenômeno ao vivo.