Tóquio – A esposa ganhar mais do que o marido pode significar uma boa situação financeira para a família na teoria, mas na prática, não é raro que isto seja a razão de um divórcio.
Uma reportagem do Portal Abema Prime contou a história de Aoi, uma japonesa que passou por essa situação, não aguentou e acabou se divorciando. Ela tem idade na casa dos 30 anos e tem um trabalho legislativo, enquanto que o marido era funcionário de uma empresa.
Quando casaram, o marido de Aoi ganhava mais do que ela, mas depois de tirar uma qualificação especial, a situação mudou. Aoi passou a ganhar 1,5 vezes mais do que ele.
Em um relacionamento igualitário entre homens e mulheres e talvez em uma país com mais igualdade de gênero, isso podia ser motivo de comemoração. Afinal, se a esposa está ganhando bastante dinheiro é sinal de que a situação financeira da família vai muito bem.
Mas na prática, isto acabou com o casamento de Aoi. Nem ela e nem ele conseguiram suportar a situação por muito tempo. O marido passou a se sentir envergonhado e diminuído, como se fosse incapaz de cumprir a função de prover o lar.
E Aoi, além de tomar todos os cuidados para que ele não percebesse que ela ganhava mais, tinha que trabalhar quando ele ia dormir para não chamar atenção e além do trabalho, cuidava da casa e do filho praticamente sozinha.
“Quando ele percebeu que eu ganhava mais, ficou com o orgulho ferido. Eu trabalhava quando ele ia dormir para não chamar atenção e isso foi se tornando cansativo”, contou.
Por fim, a japonesa acabou decidindo pelo divórcio. “Ele não conseguia suportar e eu não aguentava mais ter que evitar situações desagradáveis com ele por causa do meu trabalho, não fazia sentido continuar”, revelou.
Esta pode ser uma situação comum no Japão, mas também acontece em muitos outros países, inclusive o Brasil. A reportagem trouxe uma pesquisa internacional, sem revelar a origem, mas que diz que quando a esposa ganha mais de 40% da renda familiar, o orgulho do marido passa a ser ferido.
E as mulheres solteiras com renda alta também costumam ser evitadas quando estão participando de um “konkatsu” (encontros arranjados para buscar um parceiro) ou simplesmente conhecendo canditatos para um relacionamento sério.
Leia também: Homem encontra um sapo morto em salada vendida no mercado em Nagano.
A perspectiva do homem
Foto de Helen Cramer na Unsplash (imagem ilustrativa)
A reportagem também conversou com Maron, um japonês de 29 anos que trabalhava como técnico de radiologia, mas foi em busca de um emprego que pagasse mais quando percebeu que a renda anual da esposa era ¥1 milhão a mais do que a dele.
“Minha esposa estava fazendo mais dinheiro e eu passei a sentir vergonha por não conseguir ganhar mais do que ela. Esse é o meu papel mais importante no lar, então comecei a me sentir mais fraco do que ela”, disse com sinceridade.
Ele também contou que nunca conversaram em detalhes sobre as rendas dos dois, mas ambos atuavam no meio médico e sabiam o salário um do outro.
“Eu não sei o que ela pensava sobre isso, ela nunca foi apelativa e nunca me disse para ganhar mais dinheiro. Acho que era só eu que estava dando importância demais para isso”, contou.
Para Maron, ganhar mais dinheiro do que a esposa é uma forma de sentir que está cumprindo suas funções devidamente.
“Eu sou o tipo de pessoa que liga bastante para essa questão e ganho dinheiro para poder sustentar ela e o nosso filho. Se estou ganhando mais do que ela sinto que as coisas estão no devido lugar, estou cumprindo o meu papel de prover”, afirmou.