Handa – Algo muito grave aconteceu entre dois alunos de uma escola ginasial na cidade de Handa, província de Aichi.
Na manhã de segunda-feira (4), uma menina de 14 anos foi detida depois de tirar uma faca da mochila e tentar assassinar um colega, de 13 anos. A direção da escola chamou a polícia pelo número de emergências e uma ambulância depois que o garoto foi atacado e ficou com um ferimento na nuca.
Felizmente, a ferida foi leve e os professores conseguiram impedir que uma tragédia acontecesse entre os alunos. Os pertences da menina foram verificados e ela tinha outras facas na mochila, um canivete suíço de 6 centímetros e outra faca com o cabo dobrável.
De acordo com uma reportagem do Jornal Asahi, no momento do ocorrido, os alunos estavam em uma aula de caligrafia com duração de três horas e havia 40 crianças na sala de aula. A polícia foi acionada por volta das 11h20 da manhã, cerca de 10 minutos depois do incidente.
Nem a escola e nem a polícia sabem o que provocou a situação entre os alunos, mas desconfiam que a menina e o garoto já estavam tendo problemas um com o outro. Pode ser que a tentativa de assassinato tenha sido motivada por causa de bullying.
O Comitê de Educação de Handa disse que muitas crianças que estavam na mesma sala se sentiram mal depois do ocorrido e foram levadas para outra sala para descansar. Um conselheiro também foi remanejado para a escola para que possa ajudar nos cuidados psicológicos das crianças.
“A escola é um local seguro, de tranquilidade e paz. É lamentável que este tipo de incidente tenha acontecido aqui e vamos fazer o possível para fornecer o suporte e cuidado necessário para as crianças”, disse Yoshimitsu Suzukawa, chefe do comitê.
Leia também: A incrível aurora polar que coloriu o céu de Hokkaido: segundo especialistas, pode acontecer de novo neste inverno
Tentativas de assassinato em escolas
A escola é para ser um lugar seguro, mas incidentes acontecem sem que alguém consiga evitar. Por vezes envolvem alunos, professores, funcionários ou mesmo pessoas de fora da comunidade escolar.
Em julho deste ano, um homem de 34 anos, que dirigia um caminhão de pequeno porte (kei truck) foi preso por invadir o terreno de uma escola primária e tentar atropelar um grupo de crianças. Ele conseguiu atropelar três crianças, que foram levadas ao hospital e estavam fora de perigo.
O homem foi preso e disse aos policiais que fez de propósito e tinha intenção de atropelar as crianças. Felizmente ninguém ficou gravemente ferido.
Em março houve outro incidente, desta vez em uma escola ginasial de Saitama. Um homem desconhecido invadiu a escola com uma faca e entrou em um embate com um professor que tentou detê-lo. O professor, com idade na faixa de 60 anos, ficou ferido.
O homem foi preso em flagrante e disse para a polícia que estava pronto para matar alguém na escola e que poderia ser qualquer um. Ele não tinha relação com a escola e nenhum alvo específico, mas conseguiu entrar com a faca e poderia ter atingido alguma criança.
O professor foi levado ao hospital e estava consciente.