Tóquio – Uma febre no Japão, as lojas de conveniência como a rede 7-Eleven estão espalhadas por toda parte e oferecem alimentos, bebidas, itens de higiene e outros produtos úteis no dia a dia.
E apesar de quebrar muitos galhos pela praticidade, curtas distâncias e horários flexíveis, nem tudo que é oferecido acaba sendo vendido dentro do prazo. E, assim como nos mercados, muitos alimentos que perdem a validade vão para o lixo, o que é um prejuízo financeiro para a loja e um desperdício de comida.
Para reduzir o volume de comida que vai fora, a empresa Seven Eleven Japan, que administra as lojas 7-Eleven no país, vem se ensaiando para iniciar uma ação mais agressiva de descontos.
A partir do dia 13 de maio, muitas lojas em todo o arquipélago vão baixar os preços de alimentos que estão vencendo no dia e torná-los mais atrativos aos consumidores.
Dar descontos aos produtos que vão vencer é uma prática comum em lojas de conveniência e mercados. Porém, no caso da Seven, esses descontos não passavam de 30% e as lojas podiam escolher dar ou não. Como muitas preferiam não dar, o volume de comida descartada era alto.
A partir do próximo mês, a proposta é dar uma margem maior de descontos e executar um sistema coletivo que englobe os estabelecimentos. As lojas poderão verificar quais produtos devem receber os descontos e qual o momento ideal para baixar o preço.
O caso foi noticiado em uma reportagem da Emissora Fuji e do Jornal Sankei, mas não ficou claro a porcentagem de desconto que será oferecida. Além disso, podem ocorrer variações de acordo com a loja, pois essa é uma decisão da gerência de cada ponto.
Leia aqui: Pesquisa no Japão mostra que 1 a cada 3 mulheres casadas odeia o marido: “é desleixado e não ajuda em casa”
Os produtos da 7-Eleven
As reportagens informaram ainda que a 7-Eleven planeja dar descontos maiores para cerca de 300 produtos, o que inclui as marmitas (bentôs), oniguiri, sanduíches, sobremesas e outros alimentos que normalmente são consumidos no mesmo dia.
Outros produtos que são consumidos por mais de um dia também podem receber descontos atrativos quando a data de validade estiver próxima, como caixas grandes de leite e iogurtes.
Horas antes do vencimento, esses alimentos vão ganhar um selo especial que indica a margem do desconto. Passar em uma loja no fim da tarde pode ser o momento ideal para pegar as melhores ofertas.
A rede 7-Eleven vem realizando testes em algumas lojas desde maio do ano passado. Os resultados acabaram sendo muito positivos, com o aumento do lucro diário com as vendas desses produtos que estão para vencer e a redução do descarte de comida.