Tóquio – O inverno está prestes a dar um último suspiro no Japão esta semana. De acordo com o Portal Meteorológico Tenki.jp, o arquipélago será atingido por uma baixa pressão atmosférica atípica, que trará uma frente fria perigosa nos próximos dias.
Em uma área ampla no país, entre as regiões de Kyushu (sul) e Tohoku (nordeste), a previsão é de tempestade de neve, baixas temperaturas, tornados e vendavais. Esta é a época do ano do “Ohigan”, período em que os japoneses costumam prestar homenagens aos mortos e visitar túmulos de familiares.
Porém, as condições climáticas podem tornar possíveis saídas e passeios perigosos. As autoridades meteorológicas do Japão pediram que a população tenha cautela e fique de olho nas notícias.
De acordo com as informações do portal, ventanias serão sentidas em todo o país entre esta quarta-feira (20) e a quinta-feira (21). O norte da região de Kyushu e Chugoku, a região de Kanto e o sul de Tohoku podem enfrentar tempestades de neve e um clima ainda mais rigoroso, principalmente nas proximidades do Oceano Pacífico.
Previsão de tempestades de neve
A frente fria deve baixar as temperaturas nos próximos dias e provocar tempestades de neve principalmente ao norte de Nagano, na província de Niigata e ao norte da província Gunma. Nagano e principalmente Gunma são províncias com comunidades brasileiras.
A previsão do tempo também indica que a região sul de Tohoku, ao lado do Oceano Pacífico, deve enfrentar um grande acúmulo de neve. Isto pode prejudicar o trânsito nas rodovias e tornar o deslocamento difícil e perigoso.
Mesmo se não houver um alerta específico para a região, o clima e a neve podem piorar as condições das estradas e os motoristas devem ficar atentos. Se possível, evite deslocamentos que não sejam realmente necessários ou urgentes.
Leia também: Especialista japonês explica jeito certo de escovar os dentes: “tem que ser em até 3 minutos depois das refeições”
Cuidados no trânsito
Como o clima e as tempesdades de neve podem afetar principalmente as estradas, o Portal Tenki.jp alertou sobre alguns pontos essenciais que os motoristas devem tomar cuidado nos próximos dias, considerando as circunstâncias da neve nas estradas, temperaturas baixas e ventanias.
A primeira orientação é preparar o carro para o inverno, trocando os pneus e utilizando correntes para enfrentar um possível acúmulo de neve nas rodovias.
Dirigir em áreas cobertas pela neve também aumenta o consumo da bateria do carro. Outra sugestão é verificar alguns itens antes de viagens longas, como o líquido de lavagem e a bateria e providenciar reservas.
As estradas congeladas aumentam o risco de acidentes e isto pode acontecer em locais onde não há neve visível ou estradas escuras com baixa visibilidade. Dirija devagar e com cuidado, faça desvios de acordo com as condições e se tiver compromissos inadiáveis, procure não sair com pressa para que não haja a necessidade de acelerar durante a viagem.
Fique atento ao noticiário e principalmente às condições na sua região.