Tóquio – Quase todo mundo já ouviu alguns mitos sobre a escovação dos dentes e até seguiu regras que podem não fazer sentido na prática. Uma “regra” bastante conhecida no Japão, Brasil e outros países é que deve-se esperar 30 minutos depois das refeições para escovar os dentes.
Segundo o professor de odontologia da Universidade de Osaka, Atsuo Amano, este é mais um mito popular e na verdade, o recomendado é o contrário disso. Ele deu entrevista para a Emissora Fuji e explicou que, para manter a proteção e a saúde dos dentes, o ideal é fazer a escovação nos primeiros três minutos depois das refeições.
“Deve-se escovar os dentes para prevenir cáries e a periondotite, que são as doenças inflamatórias. A cárie ocorre por causa das bactérias que se alimentam dos resíduos de alimentos e provocam ácido que dissolve os dentes. A placa que originalmente é neutra, torna-se ácida e isso causa a proliferação de mais bactérias”, explicou.
Segundo o professor, a saliva tem a capacidade de neutralizar a placa e retomar o cálcio e o fósforo que foram dissolvidos para a superfície do dente. O tempo que leva para que o processo de neutralização ocorra novamente é de 30 minutos e isto pode estar relacionado com a origem da crença popular.
“A escova de dentes não interfere na ação da saliva, pelo contrário, acelera o processo de neutralização e faz com que os dentes saiam mais rápido deste estado em que estão sendo dissolvidos pelo ácido das bactérias. Por isso, quanto mais rápido escovar depois das refeições, melhor”, concluiu.
Porém, há casos em que é melhor mesmo esperar 30 minutos para escovar os dentes. Depois de comer frutas cítricas como limão e toranja, por causa do ácido do alimento que tende a intensificar a acidez nos dentes e deixá-los sensíveis à escova.
Outro assunto que é motivo de dúvidas é a quantidade ideal de vezes em que uma pessoa deve escovar os dentes durante o dia. Isto pode variar de acordo com a cultura e o país. Há pessoas que escovam três vezes ao dia depois das principais refeições, enquanto que outras escovam uma ou duas vezes apenas.
O professor Amano explicou que o recomendado é mesmo escovar três vezes por dia.
“Escove os dentes logo depois do café da manhã, do almoço e antes de dormir. Se você não for comer absolutamente mais nada depois da janta, escove os dentes assim que jantar”, sugeriu. “O ideal mesmo seria escovar depois de colocar qualquer alimento na boca, mas se for possível manter essas três vezes diárias, já está ótimo”.
Além disso, o momento mais importante para proteger a saúde dos dentes é a escovação realizada antes de dormir.
“Esta última escovação do dia precisa ser caprichada. Você previne não apenas as cáries, mas doenças ao redor dos dentes e consegue manter a saúde bucal. É um cuidado diário muito importante”, recomendou.
Leia também: Pesquisa mostra que um em cada dois jovens trabalhadores no Japão querem sair de seus empregos: “é difícil se adaptar”
A regra “3 3 3” para o dia a dia
Para que fique fácil de lembrar as recomendações, o professor Amano criou a regra “3 3 3”. Ao seguir essa regra na vida diária, fica mais fácil cuidar da saúde dos dentes, evitar a proliferação de bactérias, doenças e tratamentos desagradáveis no consultório de dentistas.
“A regra consiste em escovar os dentes três vezes ao dia, nos primeiros três minutos depois das refeições e por três minutos inteiros. Ou seja, quando for escovar os seus dentes, passe pelo menos três minutos explorando todas as extremidades para a limpeza”, explicou.