Kagoshima – Nunca é tarde para criar algo novo, pensar em um modelo de negócio ou mesmo abrir a própria empresa.
Tomoyoshi Yamashita é um japonês de 85 anos, que vive na cidade de Kanoya, na província de Kagoshima no sul do Japão. Tomoyoshi inventou um produto que chamou de “ossukun”. É uma ferramenta cilíndrica para facilitar a tarefa de prender tachinhas em paredes.
O usuário deve colocar o dedo no cilindro e a tachinha na ponta para perfurar a parede sem necessidade de fazer força. O produto foi criado para idosos e outras pessoas que tenham pouca força física. Embora prender tachinhas na parede não exija muito esforço quando são poucas, a tarefa pode ser problemática se houver a necessidade de prender vários.
E foi por causa de uma experiência pessoal que Tomoyoshi teve esta ideia. Ele contou para a reportagem da emissora Fuji que participa de aulas de caligrafia japonesa, uma arte conhecida como “shodô”.
Um dia, houve um evento de exibição das artes e os organizadores pediram que alguns participantes trouxessem martelos para ajudar a prender as tachinhas para montar a exibição.
“Essa história foi há 4 ou 5 anos. A gente estava no centro cultural da região e eles falaram que era para trazer martelos e ajudar com as tachinhas e eu fiquei espantado. Eu perguntei se precisava de martelo mesmo para montar a exibição e percebi o quanto aquela tarefa era difícil e trabalhosa”, explicou.
A lâmpada de Tomoyoshi se acendeu naquele dia. Com a ideia de criar um produto que facilitasse o trabalho, ele foi ao home center da cidade (loja com artigos variados para a casa) e encontrou peças que poderiam formar o protótipo de seu produto. A reportagem não deu detalhes sobre que ferramentas foram usadas, mas o produto deu certo.
O idoso também criou uma ferramenta para facilitar a remoção das tachinhas, sem precisar usar as unhas ou se esforçar para arrancar da parede.
Leia também: A loja de marmita em Tóquio que recebeu 4 pizzas não solicitadas e conta de ¥10 mil: “toda semana chega comida”.
Empreendedor depois dos 80 anos
Abrir uma empresa depois dos 80 anos pode ser mais fácil se você já tiver alguma experiência com isso. Foi o caso do japonês.
Até os 60 anos, Tomoyoshi gerenciava uma empresa de reformas, mas decidiu fechar as portas porque todos os funcionários já estavam entrando em idade avançada. Com a ideia do produto novo e o sucesso em sua elaboração, ele abriu uma nova companhia para vender a ferramenta das tachinhas.
As atividades de venda começaram oficialmente no mês de outubro.
“Eu fui ao home center da cidade com o meu produto e eles falaram que realmente não tinha nada parecido até agora. Eu fiquei pensando se o mundo vai aceitar bem o ossukun. Quando vejo uma dificuldade, eu sempre penso que poderia ter uma ferramenta para facilitar, que algo novo poderia ser criado”, comentou.
Foi com esse espírito que ele entrou na empreitada de criar, sozinho, um produto novo e interromper o descanso da vida de aposentado para cumprir uma nova missão social que o deixasse feliz.
“Se você desenvolve essa mentalidade de observar as coisas e buscar soluções quando elas não estão lá, eventualmente você acaba criando algo novo. Eu me dediquei para criar algo que pudesse resolver um problema, agora eu gostaria de ver muitas pessoas usando a ferramenta”, declarou.