Nagahama – Você está andando nas ruas e de repente se depara com a grande imagem de um bebê assustador: uma névoa escura ao redor dos olhos e dentro da boca aberta. Há um balão de diálogo, o bebê grita algo aos visitantes e se você não sabe japonês, o medo é ainda maior.
Foi essa a experiência que assustou os moradores da cidade de Nagahama, em Shiga, nos últimos dias. O bebê faz parte da propaganda da loja Hangai, que vende roupas e artigos gerais. No balão, o bebê anuncia que tem muita coisa boa e barata dentro da loja e convida os visitantes a conferir.
De acordo com uma reportagem da Emissora Fuji, a placa foi instalada pela loja há 9 anos e era apenas um bebê comum e bonitinho. Mas nesse verão, por causa das altas temperaturas que o Japão vem enfrentando, algo mudou.
A tinta preta usada para pintar os olhos do bebê e o fundo da boca, acabou derretendo e provocando o fenômeno que trouxe uma atmosfera assustadora para a loja. Além disso, os traços da pele do bebê também sumiram e ele perdeu as sobrancelhas.
O dono da loja, Masanao Hangai, contou que demorou para perceber o que tinha acontecido com a propaganda:
“Eu não sei quando aconteceu e talvez não tenha sido imediato. No mês de julho fez muito calor. A placa já está instalada há um bom tempo e isso nunca tinha acontecido antes, foi a primeira vez”, contou.
Leia também: O desespero de um pai que viu a filha de 11 anos ser carregada por uma onda em praia de Ibaraki
O marketing acidental
Se por um lado a placa assustou visitantes, por outro, também trouxe um ar divertido para a loja e provocou um marketing acidental. O bebê de olhos pretos foi mencionado em reportagens e a curiosidade atraiu novos visitantes que aparecem para tirar fotos e acabam visitando a loja também.
Por conta da repercussão, o dono não viu urgência em remover a imagem e substituir por uma nova.
“Nós só percebemos o que aconteceu no início deste mês de agosto. Algumas pessoas acharam desagradável e eu pensei em trocar a placa, mas entramos no feriado de finados e não dá para fazer isso imediatamente”, explicou.
Na cultura japonesa, o verão também é a estação das experiências de terror. É nesta época jovens vão atrás de locais assustadores como túneis e construções abandonadas para brincar de ser corajoso, sentir um frio na barriga e ver se não há registros de aparições.
O bebê demoníaco acabou vindo a calhar com a atmosfera de filme de terror muito presente durante a estação e a loja decidiu se valer dessa conexão.
“Já que o bebê ficou desse jeito, vamos deixar também para que se torne um local para quem busca experiências assustadoras e queira se divertir aproveitando que o verão ainda não acabou”, disse.
Não se sabe por quanto tempo o bebê vai ficar disponível, mas quem quiser conferir a placa assustadora pode visitar a loja Hangai em Nagahama e aproveitar para tirar fotos e fazer compras.