Akashi – O barulho das patas de um gato no soalho do andar de cima despertou a fúria de um idoso de 65 anos no Japão e o caso acabou em prisão.
Segundo uma reportagem do portal japonês Real Live, o idoso, que trabalha com desmontagem de equipamentos, morava no térreo de um apartamento de dois andares na cidade de Akashi (província de Hyogo).
Na madrugada do último dia 22, ele invadiu a casa do vizinho de cima pela janela e surpreendeu o morador, de 50 anos de idade. Ele estava enfurecido por causa do barulho das patas do gato, xingou o morador e deu um soco no rosto dele.
A polícia foi acionada e o homem foi preso por invasão de domicílio e agressão. Ele confirmou as acusações e disse que perdeu a cabeça por causa do barulho do gato.
O caso gerou uma série de comentários nas redes sociais japonesas. De acordo com a reportagem, muitos internautas reagiram com medo, já que é uma situação que qualquer pessoa pdoe passar e nunca sabemos bem que tipo de pessoa vivem no mesmo prédio ou nas casas próximas.
“É muito assustador. Por causa das patas de um gato? Tem necessidade de fazer tudo isso?”, questionou um internauta. “Este homem que foi preso é muito sensível para chegar a este ponto”, disse outro.
Por outro lado, algumas pessoas disseram que “entendiam o sentimento” de raiva por causa do barulho do pet do vizinho e que neste tipo de apartamento de dois andares, dificilmente é autorizado ter animais.
Leia também: Americano processa governo japonês e pede ¥30 milhões por ter sido agredido por guardas da Imigração
Problema com barulho do exaustor
A polícia da província de Hyogo também relatou outro caso recente, acontecido no último dia 18 na cidade de Itami. Um homem de 29 anos teria invadido o apartamento do vizinho, enfurecido por causa do barulho do exaustor.
Este caso foi ainda mais assustador, pois o homem entrou pela janela com uma besta (arma com arco e flecha), gritou e ameaçou o morador, de 37 anos, que estava na banheira quando foi surpreendido pelo invasor.
O homem também foi preso por invasão e agressão e a reportagem não relatou se a vítima ficou ferida. Em todo o caso, é mais um episódio assustador de intolerância e violência, que sugere os efeitos de uma sociedade estressada.
No início de novembro, uma pesquisa divulgada pelo portal da Imobiliária Hayawakari sobre conflitos entre vizinhos, mostrou que de 499 entrevistados, 50% afirmaram que já tiveram problemas e se envolveram em brigas na vizinhança.
Deste grupo, 53% disseram que o motivo do estresse foi o barulho. Outros problemas também foram mencionados, como transtornos causados por pets, brincadeiras e choro de criança, descarte inadequado ou abandono de lixo.
Quando uma pessoa se sente incomodada por um vizinho no Japão, é muito comum que acione a polícia diretamente e não tente conversar e pedir para que o vizinho reduza o barulho que está causando.