A Chubu Electric Power Grid revelou nesta segunda-feira (17) que um funcionário de uma empresa subsidiária utilizou energia elétrica sem pagar por mais de nove anos, após manipular o sistema interno para cancelar ilegalmente o contrato de fornecimento de sua própria residência.
Segundo a companhia, a fraude teria começado em maio de 2016. O funcionário acessou o sistema interno, cancelou o registro da sua casa como usuária de energia e, em seguida, alterou manualmente o processo para impedir que o sistema apontasse o erro que normalmente ocorre quando há consumo em um endereço “cancelado”. Dessa forma, a eletricidade usada em sua residência não gerava cobranças.
O valor total não pago chega a aproximadamente 2 milhões de ienes.
A irregularidade veio à tona em outubro deste ano, quando um contratado responsável por uma inspeção de segurança em uma residência vizinha percebeu indícios de uso fraudulento e notificou a empresa.
Em depoimentos internos, o funcionário teria alegado que cometeu a fraude porque “o desconto na conta de eletricidade deixou de ser aplicado após trocar o aquecedor de água de casa”.
A Chubu Electric Power Grid informou que já consultou a polícia e está avaliando se apresentará uma denúncia formal contra o funcionário. A empresa também afirmou que reforçará seus mecanismos internos de monitoramento para evitar novas manipulações do sistema.





