Kashihara – Você sai para fazer compras e nem imagina e o tipo de perigo que pode estar correndo. Essa ideia provavelmente passou pela cabeça de muitos consumidores que frequentam o prédio de lojas de departamento Kashihara Kintetsu, na cidade de Kashihara (província de Nara) e ficaram sabendo do incidente criminal com um bloco de concreto.
No último dia 3, um homem de 35 anos resolveu jogar um bloco de concreto de 3 kg do terraço do prédio e mais um tijolo. Os objetos caíram na avenida, perto da porta de entrada do shopping, onde muitos pedestres costumam passar. Por sorte, os objetos se partiram no chão e não atingiram ninguém.
De acordo com uma reportagem da emissora Fuji, o homem foi identificado e preso pela polícia local, dez dias depois do ocorrido. Ele se chama Nobuhiro Yamamoto, vive na cidade de Yao (província de Osaka), está desempregado e confirmou a acusação.
Yamamoto arremessou os objetos do 7° andar (terraço do prédio) por volta das 10h40 da manhã do dia 3 de dezembro. O terraço é um ponto de observação da vista da região e fica aberto aos visitantes. Quando ele entrou no local com o bloco de concreto e o tijolo em mãos, a entrada estava liberada e não havia ninguém monitorando os visitantes.
Uma fissura se formou no chão, no local da queda do bloco e o dano ainda pode ser visto perto da entrada do shopping.
Leia também: Como uma idosa se vingou de um golpista em Tóquio, depois de ser enganada pelo telefone e perder ¥1 milhão
Tentativa de assassinato em Nara
Yamamoto não apenas confirmou a acusação, mas também disse aos policiais que estava ciente de que poderia matar alguém caso o bloco ou o tijolo atingisse um pedestre.
Ele não pareceu preocupado com essa possibilidade.
A declaração reforçou a acusação de tentativa de assassinato que levou à prisão do homem e pode agravar a sentença se ele for indiciado. Questionado sobre a motivação para fazer o que fez, Yamamoto disse que estava estressado e deu a seguinte declaração para a polícia:
“Por causa da pandemia do coronavírus eu não estava conseguindo fazer atividade física e fiquei muito irritado. Pensei que se acertasse alguém, poderia matar”, revelou.
Mais detalhes sobre o crime estão sendo investigados. Embora ninguém tenha se ferido, o caso serviu para a assustar a população local, principalmente os que costumam frequentar as lojas de departamento ou passam com frequência pelo prédio.
A emissora Fuji conversou com algumas pessoas que vivem em Nara, frequentam o local e souberam do caso:
“Fiquei com muito medo de ele acertar o bloco em mim”, disse um homem que fazia compras no local.
“Não consigo sentir nada além de medo. Ele jogou esse bloco de concreto bem na rua que eu costumo passar todos os dias”, disse uma pedestre.
Não há informações se alguma medida de segurança será tomada para prevenir que algo parecido aconteça novamente.