Nagoya – Há muitas pessoas trabalhando em fábrica no Japão, inclusive os brasileiros. Embora sejam opções de trabalho com bastante disponibilidade de vagas e ganhos que podem ser atrativos, principalmente com as horas extras, é preciso tomar cuidado com a saúde, o cansaço e os possíveis acidentes.
Mexer em máquinas requer medidas de segurança e, quando há alguma falha na operação, é possível que isso acabe em um acidente grave. Foi o que aconteceu com um operário japonês que atuava em uma fábrica na cidade de Nagoya (capital da província de Aichi).
O homem, com idade na faixa de 30 anos, trabalhava na fábrica da empresa Feed One, especializada na produção de ração e alimentos para animais de fazendas. Há algumas fábricas da empresa pelo Japão e esta unidade está localizada no distrito Minato, na região de Funami-cho.
É uma zona industrial que fica a cerca de um quilômetro na direção oeste da Estação de Shibata, para quem vive ou conhece a região.
Uma reportagem da Emissora de Tokai divulgou o que aconteceu com o homem, mas não revelou o nome do trabalhador. O acidente foi registrado na terça-feira (4). Por volta da meia-noite, um colega chamou a emergência e disse ao telefone que outro funcionário havia ficado com o braço preço nos rolos que esmagavam o cereal.
Quando os socorristas chegaram, encontraram a vítima longe da máquina, com o braço amputado na altura do cotovelo. A máquina decepou o braço do homem e a parte entre o cotovelo e a mão ficou presa nas engrenagens.
Os bombeiros tentaram, mas não conseguiram retirar o braço do homem do meio das engrenagens.
Ele estava consciente e fora de risco quando foi socorrido e levado ao hospital.
Leia também: Os encontros por app que estão lesando mulheres no Japão: parceiro diz que vai ao banheiro e foge do restaurante sem pagar
Acidente de trabalho em fábrica no Japão
É importante seguir todas as medidas de segurança com rigorosidade para evitar acidentes dentro de uma fábrica. Em muitos casos, operários que acabam envolvidos nas esteiras ou engrenagens pode acabar com sequelas graves, perder membros ou mesmo perder a vida durante o trabalho.
Quando há esse tipo de acidente, a medida padrão é acionar o seguro contra acidentes de trabalho (chamado de Rosai Hoken em japonês). De acordo com as informações do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar social do Japão, japoneses e estrangeiros têm direito ao seguro e quando o caso é reconhecido, recebem os benefícios como cobertura para tratamento médico, afastamento ou pensão.
Isto serve para casos de lesão, doença provocada pelo ambiente de trabalho, invalidez ou óbito. Porém, nem todos os casos são aprovados. O seguro não cobre, por exemplo, quando o funcionário sobre agressões no trabalho por problemas de relacionamento com os colegas ou se o acidente for provocado por um ato pessoal no trabalho.
Muitos casos precisam ser analisados pelas autoridades responsáveis para aprovação ou não. Veja o documento em português do governo japonês para entender melhor como funciona o seguro: