Tóquio – Você está em casa tranquilamente quando ouve um barulho estranho vindo da cozinha, algo caiu no chão, mas não há ninguém lá. Você entra com cuidado, pensando que pode ser um ladrão, e então se depara com um urso embaixo da mesa, assustado, faminto e pronto para atacar.
Este tipo de episódio tem se repetido em zonas urbanas no Japão, principalmente em bairros próximos das áreas montanhosas, que são habitats naturais de ursos.
Segundo os dados do Ministério da Meio Ambiente, divulgados em uma reportagem do portal Abema News, o ano fiscal de 2020 registrou um número recorde de ataques de ursos de aparições destes animais.
Foram 159 pessoas atacadas entre abril de 2020 e março de 2021 (período declarado como ano fiscal). O número de aparições de ursos chegou a 20.870 casos.
Em maio do ano passado, um caso grave estampou os noticiários. Na cidade de Fuji, na província de Shizuoka, uma mulher que estava trabalhando em atividade agrícola foi surpreendida por um urso. Ela foi mordida pelo animal e acabou internada com ferimentos graves.
No dia 28 de abril, autoridades do Ministério do Meio Ambiente realizaram uma reunião para tratar sobre o assunto e discutir medidas preventivas. Foi discutido que muitos casos de ataques de ursos acontecem nesta época do ano, pois as pessoas começam a subir as montanhas para colher vegetais.
No entanto, os ataques em áreas urbanas também são frequentes. O Ministério acredita que o habitat dos ursos está se expandindo e que problemas como o abandono de lixo orgânico podem estar atraindo os animais para as zonas residenciais.
Leia também: O pássaro skatista que faz manobras e roubou a cena no Twitter do Japão
Os ursos em Fuji
A cidade de Fuji em Shizuoka sofre anualmente com ataques de ursos e neste mês de maio, o problema tem assustado moradores.
Entre os dias 5 e 6, durante o feriado de Golden Week, vários moradores relataram que viram ursos próximos de suas residências. A prefeitura local informou que um urso foi visto próximo da Estação Iriyamase e da linha de trem MInobu, operada pela Japan Railways (JR).
Houve dois casos de moradores que chamaram a polícia e a prefeitura foi notificada pelos policiais. No fim da tarde da última quinta-feira, houve novos relatos de ursos há dois quilômetros de distância, em um campo de cultivo de chá na região de Iwamoto.
Não houve ataques desta vez e os moradores relataram ter visto um urso de cerca de 1 metro e pelagem negra. As autoridades locais pediram para que a população fique atenta.
A aparição de ursos nesta zona residencial também surpreendeu a prefeitura. O responsável da prefeitura deu uma declaração ao Jornal Yomiuri.
“É comum ver os ursos em algumas áreas aos pés do Monte Fuji ou no Monte Ashitaka. A espécie que vive nessas regiões é o urso-negro-asiático. Porém, fazia um bom tempo que não haviam relatos de aparecimentos de ursos nestas áreas residências planas”.
A prefeitura acredita que os animais estão atrás de alimentos ou podem ter se perdido do bando.
Quem vive em regiões próximas ao habitat dos ursos deve tomar cuidado e informar as autoridades locais caso veja um animal em um locai residencial.