Tóquio – Para quem passou por um 2021 com um total de 5 feriados (ou feriadões) com três dias ou mais, as expectativas para 2022 são ótimas. O calendário mostra que os trabalhadores poderão aproveitar um total de 9 feriados, com junção de datas festivas, que totalizam três dias ou mais.
A começar pela tão esperada Golden Week, a junção de datas comemorativas em maio que costuma resultar em uma semana de folga. Em 2022, A “GW” será de 6 dias (o que conta 2 dos 9 feriados triplos).
Com um pouco de sorte, e se for possível tirar folgas antes ou depois, unindo fins de semana, é possível esticar o feriado para até 10 dias, o que equivale ao primeiro ano de férias depois de entrar em uma empresa.
A emissora Fuji TV conversou com algumas pessoas sobre as expectativas com os feriados do próximo ano e obteve as seguintes respostas:
“Fico muito feliz. Estou doido para praticar mototurismo no Havaí. Alugar uma Harley e pilotar na orla. É muito bom e quero muito ir”, disse um homem na faixa de 30 anos.
“Fico feliz que os feriados de três dias aumentem em 2022. Posso ir ao zoológico, passear nos parques”, comentou uma mulher na faixa de 30 anos, mãe de uma criança.
“Meu trabalho não é do tipo que você tira folga em fins de semana ou feriados. Além disso, estamos em pandemia e mesmo que aumente as folgas, não podemos ver muitas pessoas. Ainda tem a ômicron”, disse um homem na faixa de 40 anos.
“Eu atendo o público e no meu caso, não faz diferença. Provavelmente não vou ter feriado nenhum. O sentimento é de inveja”, disse duas jovens na faixa de 20 anos, que foram entrevistadas juntas.
Há quem esteja se preparando para aproveitar as folgas e os que estão se lamentando por não poder descansar nessas nove oportunidades que o próximo ano trará.
Em uma sociedade voltada ao trabalho, como a japonesa, um maior número de folgas no ano nem sempre significa descansar. É nisto que o professor do Departamento de Psquiatria da Universidade de Waseda, Masaki Nishida, acredita.
Em entrevista para a emissora Fuji, ele disse que o grande número de feriados pode não significar muito ao trabalhador, apesar de ser motivo de animação.
“O Japão tem muitos feriados mesmo em comparação com outros países. Mas são feriados definidos pelo governo em que a folga é imposta para todo mundo ao mesmo tempo. Isto causa um estresse psicológico e é difícil de descansar. Mesmo que haja muitos feriados no ano, não é essa a sensação real”, explicou.
De fato, como os feriados são nos mesmos dias e para toda a população, há um congestionamento nas estradas, estações e aeroportos em um ano comum, sem a pandemia. Neste cenário, as viagens ficam mais caras, há multidões em todos os locais de passeios e as possibilidades são limitadas.
Para o professor Nishida, o ideal seria que os dias de descanso fossem definidos pelo próprio trabalhador.
“A Europa tem menos feriados do que o Japão, mas na maioria dos países, os trabalhadores escolhem as datas de suas férias. No Japão é obrigatório tirar as férias remuneradas, mas é muito difícil conseguir tirar nos dias desejados”, explicou.
A reportagem mostrou a pesquisa de uma agência de turismo realizada em 2020, que mostrou que a média de férias tiradas em 2020 foi de 9 dias e que em média, 45% das pessoas que tinham direito de fato tiraram os dias de descanso.
“Primeiramente, é preciso que o cidadão controle seus dias de decanso sem necessidade de se encaixar em um cronograma. Mesmo que seja só um dia ou horas, é importante ter o controle sobre isso”, afirmou.
Administrar o tempo de folga também é importante para aliviar o estresse mental e o cansaço da rotina de trabalho.
“Por exemplo, você pode tentar fazer algo que geralmente não consegue, ir em um dia útil a um lugar que nunca vai. Passar o dia sem nenhum compromisso. Ter um tempo sem precisar negociar com ninguém ou ouvir reclamações. Desta forma é possível aliviar este cansaço, que é provocado pelo estresse mental”, aconselhou.
Leia também: Governo japonês terá que gastar mais ¥60 milhões para se desfazer das 80 milhões de abenomask no estoque
Os feriados em outros países
Independente de como o feriado é aproveitado por cada um e se é possível ou não descansar, o fato é que o Japão possui um elevado número de datas festivas, em comparação. com outros países.
A reportagem da emissora Fuji mostrou que, ao lado do Japão está a China, como um país que possui ainda mais feriados. A nação vizinha comandada por Xi Jiping possui um total de 29 feriados em seu calendário, incluindo o famoso ano novo chinês, que totaliza 7 folgas.
O número total de feriados no calendário japonês é de 16 dias. Na Índia são 17 dias, nos Emirados Árabes Unidos são 15 feriados. No Brasil, Canadá e Nigéria, o ano tem 14 datas festivas que resultam em dias de folga.
Em outros países, não há tantos feriados assim. Nos Estados Unidos e na Itália, são 12 feriados. Na França há 11 feriados, no México são 11 dias e na Inglaterra, o número de dias oficiais de descanso é 10. Nas Austrália, são apenas 9 dias no calendário.
Em compensação, em muitos países, como na Europa e mesmo no Brasil, é mais fácil tirar férias, esquecer o trabalho por algumas semanas e definir por si só as datas para tirar o descanso garantido pelas leis trabalhistas.