Tóquio – Nem mesmo uma loja grande e confiável como a Amazon está livre de golpes de vendas. A japonesa Yuna utilizou sua conta no Twitter (@JapanTank) para desabafar sobre uma surpresa que teve ao comprar na loja online.
Na terça-feira (13), ela publicou uma foto de um pequeno saco de terra e desabafou na rede social: tinha comprado um cabo de energia pela Amazon e na hora de receber o produto, se deparou com um pequeno saco de terra no lugar de sua encomenda.
O que Yuna estava tentando comprar era um cabo USB pequeno, com peso de 29 g. O saco de terra, que era uma pequena embalagem plástica, pesava 27 g. Era quase a mesma coisa, o que mostra que a pessoa que colocou a terra no pacote pretendia enganar com o peso.
De acordo com uma reportagem do J-Cast News, a japonesa entrou rapidamente em contato com o suporte da Amazon para relatar o caso e o processo de reembolso foi encaminhado imediatamente.
A loja responsável pela encomenda é a fornecedora chinesa de acessórios para smartphones, Anker Japan, que vendeu o produto e enviou para a cliente. Porém, a suspeita não é de que alguém na loja tenha feito isso, mas um consumidor que recebeu o cabo antes de Yuna.
As circunstâncias não foram esclarecidas, mas a loja acredita que outro cliente recebeu o cabo em casa, pediu o reembolso por algum motivo e na hora de devolver o produto para a loja, substituiu o cabo pelo pacote de terra.
É possível que a loja tenha visto o peso da embalagem e acreditado que o cabo estava ali dentro. Desta forma, o pacote foi enviado para Yuna assim mesmo, sem checar se o cabo estava mesmo na embalagem.
“Eu comprei o cabo no dia 1 e ele chegou no dia 12 de dezembro. No dia 13 eu falei com um funcionário da Amazon pelo chat, ele se desculpou e encaminhou o reembolso em cinco minutos. Em algumas horas tinha sido processado, foi bem rápido”, contou.
A Anker Japan explicou que não é a primeira vez que acontece esse tipo de golpe, envolvendo clientes mal intencionados na hora de devolver o produto para a loja. Eles explicaram ainda que os produtos da loja são intermediados pela Amazon e que isto pode acontecer sem o controle da loja.
“Neste caso, se o cliente receber qualquer objeto ou lixo no lugar do produto que foi adquirido, é preciso entrar em contato com o atendimento online da Amazon para solicitar o reembolso imediatamente”, orientou um funcionário.
A J-Cast News tentou entrar em contato com o Departamento de Publicidade da Amazon, mas não obteve resposta.
Leia também: O japonês que juntou ¥80 milhões aos 52 anos com técnicas de guardar dinheiro que aprendeu na infância.
Repercussão do caso
Yuna publicou no Twitter sobre o ocorrido e o post teve mais de 16 mil compartilhamentos, 46 mil reações e quase 300 comentários.
Muitas pessoas criticaram a Amazon por repassar os produtos devolvidos para a loja sem nenhuma checagem. Outras mostraram seus produtos adquiridos pela Anker e a confiança na loja, que também acabou sendo uma vítima da situação.
Alguns internautas também falaram de experiências parecidas, compras que foram entregues em pacotes de terra como o caso do cabo ou que nunca chegaram no endereço.
“Eu já fiz uma compra na Amazon que nunca chegou. O referenciador do produto dizia que tinha sido entregue, mas não havia nada na minha caixa do correio, ninguém bateu na minha porta e mesmo depois de um mês eu não recebi o produto. Desde então eu nunca mais comprei nada na Amazon”, relatou um usuário da rede social.
Por mais que aconteçam problemas no envio de alguns produtos, o suporte costuma atender rapidamente e encaminhar o reembolso ao cliente que não recebeu o que comprou. Uma forma de amenizar a situação e evitar perder a confiança do consumidor.