Tóquio – A pequena Rinoka, de 6 anos, parece ter nascido para o mundo da música. Quando tinha 2 anos, ela estava tirando uma soneca no carro enquanto o pai dirigia, abraçada em um ursinho de pelúcia e de repente suas mãozinhas se agitaram no ar, em um ritmo de música eletrônica.
O pai contou em entrevista ao portal Joshi SPA! que essa é a lembrança mais marcante que tem dos primeiros anos de vida da filha. Aos 4 anos, Rinoka começou a frequentar aulas de dança: mesmo com essa idade já era fã de música eletrônica, hiphop, jazz e outros gêneros.
Em maio, a menina surpreendeu e emocionou uma plateia que participou do evento musical Vintage&Creators Market, organizado pelo Studio Ease Meguro em Tóquio. Ela estreou como DJ RINOKA, mostrou que entende de mixagem, sabe dançar com ritmo e agitar os festeiros sem medo.
O evento não só rendeu vários convites para atuar como DJ como também garantiu um título inesperado para a menina: Rinoka foi reconhecida e entrou para o Guinness World Record como a DJ mais jovem do mundo.
No Instagram, a DJ mirim (@dj_rinoka) tem mais de 140 mil seguidores e vídeos com milhares de visualizações. Um dos vídeos em que aparece atuando como DJ chegou a 23 milhões de acessos, 1,8 milhão de curtidas e atraiu a atenção de Djs e artistas pelo mundo.
Alguns comentários partiram dos franceses DJ Snake e o DJ e produtor musical Kungs, além de muitos internautas pelo mundo, elogiando a menina em inglês e outros idiomas. Houve muitos comentários chamando a menina de gênia e curiosos que queriam entender como uma criança de 6 anos de idade tinha desenvolvido essa habilidade e poderia ter tanta desenvoltura.
Quem contou sobre o histórico da menina, a paixão pela música desde os primeiros anos de vida, as referências e onde aprendeu a ser DJ foi o pai, na entrevista para o Joshi SPA! Ele não teve o nome divulgado na reportagem.
Leia também: O empresário japonês que vive em hotéis fala sobre estilo de vida e questiona: “por que vocês vivem em casas?”
Como a menina aprendeu
Carinhosamente chamada de “Rinoka chan”, a menina ainda tem uma longa jornada para se profissionalizar como DJ e no ramo da produção musical se assim desejar, mas já surpreendeu o mundo por sua performance aos 6 anos de idade.
Os repórteres perguntaram aos pais da menina se eles já foram DJs e se ensinaram algo para a filha, mas o pai disse que teve uma experiência breve quando era mais jovem e nunca se profissionalizou na área e nem trabalhou como DJ.
“Eu pude ensinar o básico do básico, porque também não tenho um conhecimento aprofundado. Sempre gostei de música e tive uma experiência como DJ por alguns meses quando era estudante, mas só toquei em um clube uma única vez”, disse o pai.
O mais surpreendente é que a menina, muito interessada no assunto, acabou aprendendo o que sabe praticamente sozinha.
“Ela passou um bom tempo assistindo vídeos de DJ e artistas musicais no Youtube, estudando e imitando movimentos e foi aprendendo assim”, comentou.
Depois de sua estreia em maio,a repercussão e o fato de que recebeu várias propostas para ser DJ em eventos, a menina entrou em uma escola de formação de DJs para melhorar as habilidades e provavelmente é a aluna mais jovem da classe.
Rinoka gosta de dançar, agitar o público e não tem vergonha de ser vista, pelo contrário, parece gostar também de atrair a atenção. A reportagem perguntou ao pai sobre os sonhos da menina e essa foi a resposta:
“Ela quer se tornar uma artista plena e que possa atuar também como DJ. Ela também quer morar em uma casa grande e cuidar de muitos animais”.
A menina parece estar no caminho certo para realizar seus sonhos no futuro. Para ver um pouco da performance, confira os vídeos na página @dj_rinoka no Instagram.