Tóquio – O Japão não é um país cristão e as comemorações natalinas são um pouco diferentes. É comum que casais passem juntos e tratem a celebração como uma data romântica. E um item especial e muito popular nesta época do ano são os bolos de Natal: normalmente de chantilly com morangos.
É típico comprar um bolo para comer na data e dividir com as pessoas mais próximas. Mas neste Natal, pelo menos 900 japoneses acabaram com os planos arruinados. Este foi o volume de reclamações que a loja Takashimaya recebeu depois de vender bolos de Natal pela internet e fracassar na entrega.
Segundo uma reportagem do Jornal Asahi, os bolos foram produzidos pela marca de doces na cidade de Hanyu, em Saitama e a receita foi supervisionada por um restaurante de culinária francesa em Yokohama, capital de Kanagawa.
A loja Takashimaya ofertou os bolos exclusivamente pelo site, a custo de ¥5.400 a unidade incluindo impostos. Muitas pessoas encomendaram com bastante antecedência, considerando a popularidade dos bolos de chantilly com morangosnessa época do ano.
Os trabalhadores da marca embalaram os bolos e era para os clientes receberem ainda congelado. Quem ficou responsável pelo envio foi a transportadora Yamato, contratada pela loja.
A transportadora não deu muitas informações, mas disse ao Jornal Asahi que está investigando como os bolos foram carregados e transportados até a casa dos clientes. É possível que tenham desmorado durante este processo.
Mas a marca também acha que pode ter ocorrido algum problema para manter a temperatura. Os bolos tinham 8 centímetros de altura e 15 centímetros de diâmetro. Eram pequenos e se destacavam pela decoração com os morangos em cima e o contorno do chantilly.
No ano passado, o mesmo tipo de bolo foi vendido pela internet para as celebrações de Natal e não houve problemas na entrega. A loja postou um pedido de desculpas formal no site e contatou os clientes por telefone, mesmo os que não entraram em contato, para saber como o bolo foi recebido.
Quem recebeu o bolo em casa com problemas pode solicitar o reembolso.
Leia também: Família de Aichi tem carro roubado no Natal, bandidos levam presentes das crianças e jogam fora: “sem coração”
O bolo arruinado na noite de Natal
Algumas pessoas perceberam o problema assim que o bolo de Natal chegou, outras foram surpreendidas na hora da comemoração e acabaram sem o bolo de Natal. Este foi o caso de uma jovem na faixa de 20 anos, que contou ao jornal que tinha encomendado o bolo em outubro para comer com a família na noite do dia 24 de dezembro.
“O bolo chegou no fim da tarde do dia 23, a caixa estava gelada e parecia tudo bem. Eu não abri para ver, só coloquei na geladeira. Quando fui abrir a caixa depois, fiquei tão chocada que não tive palavras”, contou.
O bolo tinha desmoronado por completo. No fim das contas, não foi só a questão da estética, ela acabou decidindo que era melhor não comer.
“Como se trata de um alimento, é melhor tomar cuidado. A gente não sabe o que aconteceu com esse bolo e ficamos com medo de sofrer alguma intoxicação alimentar”, explicou.
Ela já processou o pedido de reembolso e está aguardando a resposta da loja.