Tsubame – Olhar para o céu em um dia qualquer e ver algo fora do normal é motivo de interesse, curiosidade e até medo.
Moradores da cidade de Tsubame, um município pequeno na província de Niigata, se surpreenderam no fim da tarde do último domingo (19) ao ver um feixe de luz estranho se movendo no céu.
Um homem que tirou fotos do fenômeno comentou com a emissora Fuji que ficou assustado.
“Aquela luz estava se movendo bem devagar, era bem diferente de uma estrela cadente. Uma coisa que eu nunca tinha visto no céu e eu não sabia o que fazer, fiquei observando com medo”, disse.
O mais curioso é que algo muito parecido aconteceu bem longe do Japão nos últimos dias. Dois dias antes deste episódio, em 17 de março, foi a vez de moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, passarem por uma experiência parecida.
Feixes de luzes foram vistos no céu, se movendo lentamente. As pessoas que filmaram e fotografaram se perguntaram o que poderia ser, era algo que nunca tinham visto antes. As luzes levaram cerca de 40 segundos para desaparecer.
Quem soube dos dois fenômenos pode ter pensado que estão relacionados, mas de acordo com a reportagem da emissora Fuji, foi uma grande coincidência. As luzes que surgiram no céu de Tsubame e na Califórnia não estão relacionadas e não possuem sequer origens parecidas.
As luzes que assustaram os californianos na última sexta-feira (17). Reprodução / CBSNEWS.
Leia também: Especialista em finanças no Japão explica o que não deve ser comprado no combini se o objetivo for economizar dinheiro
As respostas do enigma
A imaginação vai longe quando algo estranho aparece no céu. A possível visita de alienígenas, objetos voadores não identificados e outras possibilidades se misturam com boatos e causam confusão e medo.
No caso das luzes que apareceram no céu nos últimos dias, ambos os fenômenos foram explicados.
No caso da Califórnia, o motivo é mais do que curioso. Trate-se de um equipamento de comunicação que foi descartado pela Estação Espacial Internacional há cerca de três anos. O aparato, que estava sendo utilizado pelo Japão, ficou rondando o planeta vagarosamente e baixando sua temperatura aos poucos.
E agora, finalmente depois de três anos vagando, o objeto adentrou a atmosfera e por isso, provocou as curiosas luzes vermelhas que foram vistas no céu californiano.
Já no caso de Tsubame, a história é bem diferente. Especialistas que verificaram as imagens das testemunhas não tiveram dificuldades para explicar do que se tratava.
O feixe de luz avermelhado não é nada além de um rastro de condensação, uma espécie de feixe de nuvem que se forma no processo de condensação dos gases de exaustão dos motores de aviões. Aquelas trilhas de nuvem deixadas no céu e que são facilmente identificáveis.
Porém, houve uma variação que acabou tornando o fenômeno diferenciado. Estava no fim de uma tarde ensolarada e o céu ganhou seus tons de pôr do sol, o que deixou o rastro de nuvem parecendo um feixe de luz vermelho atípico.
Fujii Daiji, especialista do Museu Municipal de Hiratsuka, em Kanagawa, explicou que não é incomum de ver esses feixes coloridos em um fim de tarde. Se prestar atenção no céu, eles aparecem com alguma frequência.
“As luzes do pôr do sol estavam refletindo e este fenômeno que interfere nos rastros das aeronaves é comum nos dias ensolarados”, comentou.
Nem meteoro, nem cometa e muito menos ameaça alienígena. Muitos fenômenos diferentes que surgem no céu podem ser facilmente explicados.