Nagoya – No último mês, o Japão viu uma onda de atitudes absurdas em restaurantes de sushi provocar caos na internet. Jovens gravaram vídeos furtando o sushi da esteira que era pedido de outro cliente, colocando o frasco de sushi diretamente na boca, lambendo utensílios compartilhados entre os clientes.
Os internautas começaram a chamar os responsáveis por esses vídeos de “terroristas do sushi” e houve uma grande repercussão que saiu das redes sociais e foi parar na mídia japonesa. No Twitter, as publicações de vídeos inadequados nos restaurantes fez muita gente comentar que nunca mais iria em uma rede de sushi de esteira.
Nojo, indignação e preocupação. Esses foram os sentimentos causados tanto no público quanto nos gestores das redes de sushi, que acabaram com a imagem prejudicada e perda de confiança com o cliente.
Neste mês, a polícia japonesa reagiu e já começou a efetuar prisões. De acordo com uma reportagem da Emissora Fuji, o primeiro caso de prisão divulgado foi de Ryouga Yoshino, um jovem de 21 anos que tem cabelos loiros e vive na província de Aichi.
Ele foi preso com mais duas pessoas, um amigo de 19 anos que fez os vídeos no sushi e uma menina de 15 anos que estava com eles quando aconteceu. Por serem menores de idade, os amigos de Yoshino não tiveram o nome ou rosto divulgados.
O caso de Yoshino teria acontecido na noite de 3 de fevereiro, depois que a onda de perturbações nos restaurantes já tinha começado. O jovem foi influenciado por outros vídeos que estavam sendo divulgados e não foi o primeiro a causar incômodos nos restaurantes.
Nas imagens, ele aparece pegando com o mão um sushi que estava rodando na esteira, deixando o prato para trás. O valor do sushi é calculado com o prato e por isso, o cliente deve retirar o prato da esteira. Logo depois, Yoshino enfia o frasco de shoyu na boca, dá risada, lambe os restos de um pratinho e enfia o frasco na boca mais uma vez.
Ele também teria divulgado um vídeo em que pede desculpas por seu comportamento. Mas no vídeo, aparece escondendo o rosto para não cair na risada, enquanto pede desculpas ao mesmo tempo.
A polícia de Aichi utilizou as imagens divulgadas para fazer a identificação e esta é só a primeira prisão. Os outros clientes que publicaram vídeos parecidos na internet também estão na mira e podem ser presos ainda este mês.
Leia também: O café para idosos com demência que instalou ponto de ônibus fictício: “eles sentam para esperar e a gente resgata”
Repercussão e outros casos
Outros casos repercutiram no Japão. Imagens: 5th-anniv-ss-tour.com.
A rede Kura Sushi comentou a prisão e expressou alívio em ver que o caso não acabou impune.
“Esperamos que esta prisão deixe claro que esse tipo de atitude que enfraquece a confiança do cliente nos restaurantes de sushi é criminosa. E estamos com a expectativa que esses grupos criminosos parem imediatamente de causar perturbações”, disse em comunicado.
No mesmo comunicado, a rede reforçou que o sushi de esteira faz parte da cultura japonesa e é algo que traz orgulho ao país. O desejo é que atitudes como essas parem de acontecer e esse modelo de restaurante possa continuar e se fortalecer.
O que é mais preocupante é que não se trata de um único caso. Assim como mostra a imagem, outros japoneses fizeram o mesmo em diferentes restaurantes e localidades, o que contribuiu com um sentimento de receio em comer em um restaurante de sushi.
A expectativa é que todos os envolvidos sejam identificados pela polícia e o desfecho em prisão e processos desencoraje novos episódios.