O preço médio do litro de gasolina comum no Japão apresentou uma leve redução nesta segunda-feira, caindo 0,1 iene em comparação com a semana anterior, para 174,4 ienes, segundo dados do Ministério da Indústria divulgados na quarta-feira. Essa é a primeira queda registrada em duas semanas, resultado da redução nos preços do petróleo bruto e da valorização do iene.
Os subsídios do governo para refinarias de petróleo, que foram fundamentais para essa queda, reduziram o preço médio da gasolina em 17 ienes. Em análise detalhada, entre as 47 prefeituras japonesas, 27 registraram uma redução nos preços, cinco permaneceram com preços inalterados, e 15 tiveram um aumento. A maior queda foi observada em Kagawa, com uma diminuição de 2,3 ienes, enquanto Hokkaido registrou o maior aumento, de 1,3 iene.
Para a semana que se inicia na próxima quinta-feira, os subsídios governamentais para refinarias serão ligeiramente ajustados, passando de 17 ienes para 16,4 ienes por litro, uma redução de 0,2 iene. O Centro de Informações sobre Petróleo do Instituto de Economia de Energia do Japão prevê que, mesmo com a queda atual, os preços podem voltar a subir levemente na próxima semana.
Essa leve oscilação nos preços reflete as complexas dinâmicas do mercado de energia e as medidas do governo para mitigar o impacto dos custos para os consumidores, que continuam enfrentando flutuações devido a fatores econômicos globais e domésticos.