O preço médio da gasolina no Japão voltou a recuar na quarta-feira (21), atingindo ¥154,7 por litro no varejo. A queda, a décima consecutiva, representa uma redução de 40 centavos em relação à semana anterior e levou o combustível ao menor patamar dos últimos 4 anos e 7 meses, nível não visto desde junho de 2021.
De acordo com o Centro de Informações sobre Petróleo (Petroleum Information Center), responsável pelo levantamento, o recuo está ligado à baixa no valor do petróleo bruto no mercado internacional. O órgão aponta que as expectativas de um maior controle dos Estados Unidos sobre a produção da Venezuela, aliado a um possível aumento da oferta global, pressionaram os preços para baixo.
No entanto, o cenário pode mudar. A recente escalada das tensões no Irã já provoca alta no petróleo bruto, o que pode se refletir nos preços domésticos nas próximas semanas.
Segundo um porta-voz do centro, a combinação entre o agravamento da situação no Oriente Médio e a desvalorização do iene pode resultar em variações no preço da gasolina já a partir da próxima semana.





