Ibaraki – Algumas províncias japonesas estão tendo sérios problemas com os cervos, chamados de “kyon” em japonês. O animal é o muntíaco-de-reeve, nativo do sudeste da China e de Taiwan.
Em Chiba, os cervos estão atacando a produção agrícola e gerando grandes prejuízos. Para tentar combater e impedir que os animais se reproduzam de forma descontrolada, a prefeitura de Ibaraki quer a colaboração da população local e dos visitantes.
E foi assim que surgiu uma ideia inédita no Japão: oferecer uma recompensa de ¥2 mil para qualquer pessoa que notificar a prefeitura sobre a presença dos animais. Para receber o dinheiro, não basta ligar e dizer que viu um, é preciso mostrar fotos ou filmagens.
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, algumas pessoas que foram entrevistadas reagiram com bastante surpresa e empolgação.
“Adorei saber que posso me deparar por um deles por acaso e ganhar ¥2 mil por conta disso. Sinceramente, fiquei feliz”, disse um homem. Outro entrevistado, um idoso, não se animou tanto: “Eu acho impossível, eles não param quietos e fogem, como vamos fotografar?”.
O responsável pelo Departamento Ambiental de Ibaraki, Katsuteru Imura, disse que o foco de Ibaraki é prevenir o que vem acontecendo em Chiba.
“Em 2017 a gente teve a primeira notícia de um que um cervo chinês foi visto na província e depois disso, pelo menos 4 foram flagrados. Estamos intensificando o controle para evitar que ocorra uma grande reprodução por aqui”, explicou.
O sistema de recompensas entrou em vigor no fim de maio, mas desde abril o governo lcoal tem pedido para que a população compartilhe informações quando avistar um cervo em qualquer lugar da província. Para receber o dinheiro, é preciso provar com a foto e a localidade: o animal tem que ter sido encontrado em Ibaraki.
Leia também: O raro esquilo albino que foi encontrado no Japão: animal precisou ser socorrido depois de um ataque de corvos
Como os cervos vieram ao Japão
A província de Ibaraki está observando o que ocorreu em Chiba com bastante consternação. O problema começou há 20 anos, quando uma instituição que cuidava de animais fechou as portas e os cervos, que até então só existiam na China e Taiwan, fugiram para a natureza de Chiba.
Na época pareceu algo irrelevante, mas com o tempo, se tornou um grande transtorno. os animais se multiplicaram e já foram encontrados em 17 cidades na região sul e central da província. E no ano passado, os cervos foram vistos pela primeira vez no norte de Chiba, nas cidades de Narita e Choshi.
E por conta da presença dos animais, Chiba tem enfrentado grandes transtornos no setor agrícola. Eles invadem e destroem as plantações e estão causando prejuízo aos produtores.
A preocupação de Ibaraki cresceu nos últimos dois anos. Em 2022, um clube de caça instalou uma câmera na cidade de Ishioka para monitorar os javalis, mas as imagens acabaram registrando cervos. Na mesma cidade, um agricultor também notificou depois de ver um cervo pela primeira vez ao redor de suas plantações.
Se nada for feito, os animais podem se reproduzir facilmente e causar o mesmo impacto que estão gerando na província vizinha.