Sapporo – Moradores de Sapporo, capital da província de Hokkaido no extremo norte do Japão, passaram por momentos de pânico na manhã da última segunda-feira (24), quando um homem decidiu ameaçar os passageiros com uma faca de poda em uma das principais estações da cidade.
O caos foi instalado por volta das 7h da manhã, no prédio da Estação Odori, que faz a ligação do metrô de Sapporo. O horário era de pico de movimento, com milhares de trabalhadores e estudantes pegando o trem para suas atividades do dia.
O primeiro barulho que ressoou no saguão da estação foi de uma faca batendo em um objeto de metal. O jovem, Rise Ishikawa, de 26 anos, passou a chamar a atenção assim e logo começou a gritar.
Segundo uma reportagem da emissora Fuji, ele segurava a faca com a mão direita e uma garrafa de 1.8L de bebida alcoólica com a mão esquerda. Estava bêbado, nervoso e parecia pronto para atacar qualquer um que se aproximasse ou respondesse.
“Do que vocês estão me chamando, seus cretinos? Eu vou matar vocês todos, estão me entendendo?”, ele jogou a garrafa de vidro com força no chão, quebrando em milhares de pedaços, como se quisesse mostrar que estava falando sério. “Vocês entenderam, seus idiotas? Vocês ouviram o que eu disse?”.
No momento em que quebrou a garrafa, dois funcionários da estação, um homem e uma mulher, estavam perto e esperando o momento de conter a situação. A garrafa se estilhaçou nos pés da funcionária e logo depois, Ishikawa passou a chutar objetos por perto, continuou gritando e ameaçando.
Quem viu a cena de perto teve medo. Um homem que passou por essa estação no momento da confusão disse para a emissora Fuji que estava muito perigoso.
“Se alguém tivesse se aproximado, tinha mesmo morrido. Eu senti que estava em perigo quando percebi aquele homem com a faca”, comentou.
Logo os alto-falantes da estação anunciaram aos passageiros e visitantes que havia uma pessoa perigosa e era para tomar cuidado.
Um tempo depois, um funcionário conseguiu segurar o homem e policiais apareceram para detê-lo. Ele foi preso sem que ninguém acabasse ferido e também não houve interferências no horário de partida ou chegada dos trens.
Leia também: Como um menino de 5 anos acabou morrendo afogado na aula de natação no Japão sem ninguém ver.
Problemas com álcool
RIse Ishikawa, na Estação Odori em Sapporo. Reprodução / FNN.
Não se sabe o que o jovem realmente pretendia, mas algo ficou claro para quem presenciou a cena na estação: ele estava bêbado.
O pai de Ishikawa conversou com os repórteres da Fuji e contou que o filho está desempregado e tem sérios problemas de alcoolismo.
“Ele é alcoólatra e provocou todo esse transtorno porque estava bebendo. Nos últimos tempos, ele estava conseguindo moderar o consumo de bebida, mas quando bebe fica agitado e não consegue se conter”, explicou.
Durante a gritaria, ele também dizia que era um “demônio do álcool” e que iria matar todos. Mas de acordo com a polícia, depois de ser detido, o jovem não mostrou muitas intenções de reagir ou ferir alguém,
“Ele estava em cima de um banco e gritando, mas depois que foi detido não mostrou intenção de agir com violência. Ele foi se acalmando e ninguém saiu ferido”, comentou um oficial da polícia local.
Ishikawa não quis explicar para a polícia o motivo de ter se exaltado na estação e o que pretendia com a faca de poda. Ele disse que não iria se manifestar e responder perguntas sem ser na presença de seu advogado.