Objetivo é diversificar a produção e alcançar 1 milhão de unidades por ano, segundo Asia Nikkei
A Toyota planeja expandir significativamente sua linha de veículos elétricos (VEs), aumentando para 15 modelos desenvolvidos internamente até o ano de 2027, informou o site Asia Nikkei neste domingo (6). A montadora japonesa também estaria se preparando para produzir cerca de 1 milhão de unidades por ano até essa data.
Apesar da informação divulgada, a Toyota não comentou oficialmente o assunto, afirmando que os dados não foram anunciados pela companhia.
Atualmente, a fabricante possui cinco modelos de veículos elétricos desenvolvidos internamente, que são fabricados exclusivamente no Japão e na China. A possível expansão da produção para Estados Unidos, Tailândia e Argentina pode ser uma estratégia para driblar tarifas, reduzir riscos cambiais e também diminuir os prazos de entrega, segundo a publicação.
Entre os 15 modelos previstos, alguns serão lançados sob a marca de luxo Lexus, reforçando o posicionamento da Toyota no mercado premium de veículos elétricos.
Ainda conforme o Asia Nikkei, a Toyota agora revisou para baixo sua expectativa de produção em 2026, com previsão de cerca de 800 mil unidades, o que representa uma redução de aproximadamente 50% em relação ao plano original.
Anteriormente, a montadora havia divulgado intenções de vender 1,5 milhão de VEs por ano até 2026 e 3,5 milhões até 2030, mas classificou esses números como referenciais para os acionistas, e não como metas fixas.
Em 2024, a Toyota vendeu quase 140 mil veículos elétricos globalmente — um crescimento de cerca de um terço em relação ao ano anterior. No entanto, os VEs representaram menos de 2% das vendas globais da montadora, que ultrapassaram a marca de 10 milhões de veículos no total.