Neste fim de semana, o Japão testemunhou uma experiência assustadora e inédita, com o shinkansen se transformando em um cenário de apocalipse zumbi. A viagem, que normalmente seria uma tranquila jornada de duas horas e meia entre Tóquio e Osaka, virou um evento de terror para cerca de 40 passageiros. O evento, ocorrido menos de duas semanas antes do Halloween, foi anunciado como a “primeira casa mal-assombrada do mundo dentro de um shinkansen em movimento.”
A experiência imersiva foi inspirada no popular filme sul-coreano “Invasão Zumbi”. No Japão, os organizadores do evento prepararam uma encenação similar, utilizando atores disfarçados como passageiros comuns. Não demorou muito até que as “vítimas” começassem a gritar e se transformar em mortos-vivos, criando momentos de pânico controlado para todos a bordo.
Kenta Iwana, o idealizador do evento e membro do grupo “Kowagarasetai” — que se traduz como “esquadrão do medo” —, explicou que a intenção era “mostrar como algo normalmente seguro e calmo, como o shinkansen, pode se transformar em um ambiente de caos em segundos”. Ele comentou que essa reviravolta inesperada foi o que tornou a experiência tão envolvente e emocionante.
Embora o terror fosse o foco principal, os organizadores cuidaram para que o evento fosse acessível a todos os públicos. Adereços como motosserras de brinquedo e armas falsas foram utilizados, evitando o uso de violência gráfica extrema para preservar a reputação do trem-bala japonês. Para equilibrar o clima de medo, apresentações leves, como líderes de torcida zumbis e mágicos, intercalaram os momentos de terror, e os participantes até desfrutaram de uma coreografia ao som de “Thriller”, de Michael Jackson.
Joshua Payne, um turista americano a bordo, relatou à AFP que a experiência foi “imersiva e inovadora”, destacando o contraste entre a serenidade habitual da viagem e o apocalipse fictício. Outro passageiro, Naohiko Nozawa, de 30 anos, comentou que “a variedade de zumbis manteve a viagem interessante e divertida”.
A ideia de realizar eventos temáticos no shinkansen surgiu após a queda de demanda por viagens de longa distância devido à pandemia de COVID-19. A operadora ferroviária começou a alugar vagões para experiências especiais, como esta, com o objetivo de diversificar seus serviços. Além da casa de zumbis, o trem já foi palco de restaurantes, bares e até lutas de wrestling, mostrando que a criatividade não tem limites nos trilhos japoneses.