Tóquio – Nem todo o cachorro se comporta como um, ao menos é o que indica um vídeo publicado no Instagram que viralizou na rede social nos últimos dias.
Um homem que vive no Japão postou um vídeo de um momento em que estava cozinhando e com a filha de quatro patas no colo. A cachorrinha se chama Mugi e tem 1 ano e 10 meses. No vídeo, ela aparece bem acomodada no braço esquerdo do homem, com as patinhas sobre seus ombros e de vez em quando, observa o que ele está fazendo.
O homem está em casa, de frente para o fogão e com a mão livre, mexe em uma panela. Ele brinca no vídeo e diz que é sua “filha de 1 ano”. Por ser um cão de porte médio e que pesa cerca de 10 kg, é como estar segurando uma criança pequena enquanto cuida das panelas, uma cena cotidiana comum na vida de qualquer família com crianças.
O vídeo rendeu mais de 2,6 milhões de visualizações e muitos comentários. Os usuários da rede acharam uma graça ver a pet bem comportada no colo. Uma internauta brincou: “o próximo passo será acomodá-la na cadeirinha para a dar a comida”.
O dono da conta é um pai de família que também tem uma filha pequena em casa. Ele não identifica seu nome ou rosto nas publicações, apenas dedica o perfil @mugi__shibashiba para falar da pet. É bastante comum no Instagram ou na rede X que muitos japoneses tenham o perfil apenas dedicado aos pets e não mostrem o próprio rosto ou de seus familiares.
Uma reportagem da Emissora Fuji entrevistou o homem sobre o comportamento de Mugi, o nome dele não foi revelado, mas trouxe detalhes interessantes sobre essa história. Veja as perguntas e respostas.
A Mugi tem personalidade “humana”?
Se for mesmo descrever a Mugi em uma palavra, eu diria que ela é uma cachorra do tipo humana (risos). Quando vou entrar na banheira ela quer entrar junto, quando estou escovando os dentes, parece que ela também quer. Ela para no banheiro e fica esperando a vez dela. Como ela parece gente, a gente acaba tratando ela como se fosse mesmo.
Além disso, ela não tem a natureza selvagem que muitas pessoas associam aos cães. A Mugi gosta de pessoas desde sempre, tem um temperamento calmo e é amigável. Parece que tem um talento para ser adorada pelas pessoas.
Leia também: Chineses pedem para tirar foto com uma estrangeira de biquíni e ficam tocando no corpo dela: caso gerou polêmica e revolta
Por quanto tempo você fica com ela no colo?
No caso daquele vídeo, foi uns 30 minutos. Eu estava preparando saquê doce na panela e durante o tempo todo a gente ficou como aqueles poucos segundos do vídeo. Depois disso eu sentei no sofá e a Mugi quis dormir em cima das minhas pernas.
Quando estou com ela no colo, é mesmo como estar com uma criança nos braços. Ela apoia as patas e fica bem calma, olha ao redor e eu pergunto o que ela acha, ela parece muito satisfeita e interessada nos cheiros.
E não é muito pesado ficar segurando ela?
A Mugi tem 10 kg e quando estou fazendo algo com ela no colo, é um pouco cansativo mesmo (risos). Mas estou acostumado a segurar ela nos braços e também a minha filha, acho que já treinei bastante os músculos.
E como é a Mugi com a sua filha pequena?
Minha filha tem tanta energia que a Mugi não consegue acompanhar (risos). Ela aproveita quando a nossa filha não está por perto para receber carinho. A Mugi fica cuidando quem de nós está livre, eu ou a minha esposa. Se a mãe está cuidando da filha, ela sobe no meu colo, se eu estou fazendo isso, ela vai buscar carinho com a minha esposa.