A fabricante japonesa Ezaki Glico anunciou nesta terça-feira (13) o recall de 27.096 unidades de sua bebida vegetal de amêndoas “アーモンド効果3種のナッツ” (em tradução livre, “Efeito Amêndoas – 3 Tipos de Nozes”), popularmente conhecida como “leite” de amêndoas, na embalagem de 200 ml.
O motivo do recolhimento voluntário é a alteração no sabor da bebida, causada por contaminação com microrganismos durante o processo de produção. Segundo a empresa, a bebida fabricada em 7 de março, na planta de Matsumoto (Nagano), não atende aos padrões de qualidade, o que resultou em acidez e coagulação.
A contaminação foi provocada pela bactéria Cellulomonas, que se proliferou devido a uma limpeza insuficiente na linha de produção, conforme revelou a investigação iniciada após queixas de consumidores, registradas a partir do dia 23 de abril.
Apesar do problema, a Glico informou que a bactéria Cellulomonas não representa riscos à saúde humana, pois não consta na lista de microrganismos nocivos do governo japonês.
As unidades afetadas foram distribuídas principalmente nas regiões de Kanto, Chugoku, Shikoku e Kyushu, e têm como data de validade o dia 1.º de dezembro de 2025, com lotes iniciando com “LSP” e contendo o número “1”.

Para os consumidores que adquiriram o produto, a empresa disponibiliza um formulário online para solicitar o reembolso. Além disso, dois números de atendimento gratuito foram disponibilizados:
0120-111-564
0120-747-288
O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e excepcionalmente também no sábado (17) e domingo (18).
A Glico lamenta o transtorno e afirma estar tomando medidas para reforçar o controle de qualidade e evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.