Tóquio – A polícia japonesa efetuou a prisão de Chiharu Yamaguchi, uma jovem de 28 anos, que está sendo acusada de pedir homens em casamento para fortalecer o envolvimento e então aplicar golpes.
Segundo uma reportagem da emissora Fuji, a principal vítima da jovem que acabou resultando em sua prisão foi um homem na faixa de 50 anos, morador na província de Ibaraki.
A vítima e Chiharu se conheceram em um cabaré há três anos, de acordo com as informações da Polícia Metropolitana de Tóquio. Desde então, eles começaram a trocar mensagens e o homem acreditou que estavam namorando sério.
Em 2020, Chiharu teria feito o pedido de casamento, dizendo que era para que eles pudessem passar o resto da vida juntos. O casamento nunca foi realizado, mas depois disso, a japonesa começou a contar histórias tristes ao suposto noivo e a pedir enormes quantidades de dinheiro emprestado.
De acordo com a investigação da polícia, ela teria dito que a mãe estava com câncer e precisava de dinheiro para custear o tratamento. Yamaguchi teria dito que a mãe foi internada e precisava de dinheiro urgente para que pudesse fazer uma cirurgia.
No mesmo ano que pediu em casamento, a jovem recebeu ¥900 mil da vítima, alegando os custos do tratamento médico da mãe. Mas a polícia informou que depois disso, outras histórias fizeram o homem dar mais dinheiro e Yamaguchi acabou obtendo ¥20 milhões desta vítima.
Foto: O mistério das milhares de seringas russas encontradas em praias no Japão: “pode ter sido proposital”.
Outros golpes com pedidos de casamento
O suposto noivo não foi o único caso enganado por ela. A Polícia de Tóquio informou ainda que recebeu outras denúncias de homens entre 20 e 69 anos de idade, que disseram que foram enganados pela mesma mulher.
Os casos apresentam histórias parecidas, de momentos em que acreditaram estar namorando com ela, pedidos de casamento e de dinheiro sob o pretexto de precisar de ajuda para o tratamento médico da mãe.
A jovem reconheceu o fato de ter recebido “dinheiro emprestado” do homem referente a principal acusação, mas negou que tenha enganado alguém com pedidos de casamento ou histórias inventadas. A polícia diz que acredita que as histórias sobre a mãe sejam mentirosas, mas o caso ainda está sendo investigado.
Nas imagens das câmeras gravadas pela mídia japonesa no momento da prisão, chamou atenção o fato de que Yamaguchi olhou diretamente para a câmera e foi fotografada. Normalmente, o suspeito de um crime que é fotográfado ao ser preso, costuma baixar a cabeça e esconder o rosto com capuz ou um casaco.
Ela baixou a cabeça depois, mas em um primeiro momento, encarou a câmera e inclinou o rosto, o que resultou nas fotografias nítidas divulgadas nas reportagens de TV do Japão.