Yonago – Um evento fora do comum levou pessoas de todo o Japão até uma praia em Tottori, que é uma das províncias menos populosas do país. No dia 8 de outubro, 240 participantes vestiram fantasias engraçadas de tiranoussauro para disputar uma corrida e se divertir.
Realizado na praia Kaike Onsen, na cidade de Yonago, a corrida abrangeu um público amplo, entre 4 e 62 anos de idade. Para participar, bastava que o interessado tivesse disposição física e adquirisse uma das fantasias, que custa em torno de ¥5 mil. Não tinha taxa para correr com o grupo.
Ver um bando de tiranossauros correndo com as enormes cabeças balançando não foi a única parte divertida da corrida. Antes de começar, o grupo precisou fazer uma ginástica guiada como aquecimento, que é chamada de “radio taisou” no Japão. Vestindo as fantasias, os “dinossauros” foram incentivados a balançar o corpo e os braços curtos, fazendo poses engraçadas.
O terreno ao lado da praia se transformou no período cretáceo em instantes quando duas corridas foram organizadas, uma de preliminares e outra definitiva. No fim, o ganhador foi um estudante de uma escola ginasial na cidade de Hoki, na mesma província.
Em seu discurso, ele se desculpou: tinha uma partida de tênis, mas pediu ao conselheiro do grupo esportivo da escola para faltar naquele dia. “Nunca pensei que fosse ganhar a corrida dos dinossauros, mas peço desculpas por ter faltado a partida de tênis”.
O objetivo da corrida era trazer diversão, humor e tirar o estresse acumulado desde a pandemia, com o cancelamento de muitos eventos, problemas econômicos, de trabalho e de saúde mental provocados pelas restrições e os riscos da doença.
Leia também: A Japonesa de 16 anos que já tem 28 qualificações profissionais: “viciada em estudar para exames”
Como a corrida de tiranossauros começou
A corrida teve sua segunda edição este mês e a primeira aconteceu em abril deste ano. O primeiro evento, realizado em um gramado na cidade de Daisen em Tottori, reuniu 100 participantes e acabou chamando a atenção da mídia japonesa.
Depois da divulgação em canais de TV, sites de notícias e nas redes sociais, o público aumentou e a nova corrida dos dinossauros acabou atraindo participantes que vieram até Tottori só para se divertir.
Em entrevista para a emissora Fuji, uma participante de Quioto lamentou que o evento só existisse em Tottori.
“É um pouco difícil de correr pelas condições do solo, mas queria muito que tivesse também em Quioto”.
E um morador local que também participou, ficou espantado com o público presente na pequena praia de Yonago, um local que não costuma ser muito movimentado.
“Acho que nunca vi tanta gente reunida em Tottori”, brincou.
A corrida foi idealizada por Naoki Kawamoto, um japonês que administra um glamping (camping com cápsulas confortáveis no lugar das barracas) na cidade de Daisen.
Ele contou para a emissora Fuji que o evento dos tiranossauros foi uma ideia para aliviar o estresse e resgatar um pouco da leveza da essência humana, muitas vezes perdida entre tantos compromissos e responsabilidades diárias.
“Para viver em sociedade nós temos que lidar com muitos estresses todos os dias. Este evento teve o propósito de esquecer de tudo, permitir-se ser um pouco selvagem e recuperar esta essência que está em cada um de nós”, explicou.