Ubud – No início deste mês, cinco funcionários jovens de um hotel na ilha indonésia de Bali, tentaram subir aos andares de cima para atividades de limpeza nos quartos dos hóspedes.
Mas um momento de rotina no trabalho terminou em tragédia. Um vídeo de uma câmera próxima mostra o momento em que o elevador começa a subir e de repente, despenca.
A força da queda foi tão brutal que o elevador destruiu tudo o que estava pelo caminho, despencou 90 metros até parar em um vale. O acidente aconteceu no Ayuterra Resort, que é um hotel luxuoso localizado na cidade de Ubud.
Ubud é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita a ilha. A cidade é famosa pela natureza exuberante e os campos de arrozais. De acordo com uma reportagem da Emissora Fuji, o Ayuterra é um resort bastante caro, com quartos luxuosos e equipados com piscina de borda infinita.
Os hóspedes podem receber o café da manhã no quarto e o custo de uma diária em um quarto de no máximo quatro pessoas é de ¥130 mil.
O acidente aconteceu em um elevador do lado de fora, que dá acesso aos quartos superiores. Os cinco funcionários tinham idade entre 18 e 29 anos e estavam subindo com utensílios de limpeza quando o elevador despencou.
As imagens do acidente são fortes e mostram a velocidade e a força da queda. Uma tragédia que abalou os nativos e trouxe preocupações para quem quer ou já visitou Bali. De acordo com o aplicativo Trip Advisor, a ilha indonésia é a segunda escolha entre os melhores locais de viagens votados pelos próprios usuários da plataforma.
É um destino muito popular para quem vive no Japão também e aproveita as oportunidades de turismo pela Ásia.
Leia também: Menino morre ao brincar de comer tortilha muito apimentada: médica japonesa alerta sobre os riscos
Assista o vídeo:
As causas do acidente em Bali
De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por causa dos cabos do elevador que não conseguiram suportar e acabaram se rompendo. O elevador tentava alcançar os andares mais altos quando o cabo rompeu, o sistema de freio também não funcionou e a caixa metálica acabou caindo com bastante força.
A prefeitura de Bali comentou que há registros de uma inspeção no elevador, ocorrida em novembro do ano passado e na época, não havia nenhum problema.
Porém, o elevador estava passando por uma manutenção realizada por uma empresa terceirizada. De acordo com a gerência do hotel, a empresa autorizou que os funcionários utilizassem o elevador externo mesmo durante o período de obras.
Mas depois do acidente, não foi mais possível contatar ninguém da empresa e o hotel fez uma denúncia de fraude na polícia local.
Ainda não se sabe com quem ficará a responsabilidade, mas o hotel se comprometeu em arcar com os custos funerários das vítimas e a indenização de suas famílias.