Tóquio – Muitos acidentes domésticos e incêndios acontecem pelo mal uso de aparelhos eletrônicos e utensílios que envolvem eletricidade ou gás. O Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE) fez um alerta depois de registrar aumento de casos no Japão.
De acordo com as informações que foram compartilhadas em uma reportagem da Emissora Fuji, há uma tendência no aumento de casos nos últimos anos 5 anos e a situação de incêndios domésticos piorou depois da pandemia.
Muitos trabalhadores foram forçados a ficar um bom tempo executando suas atividades em casa, sem poder ir ao escritório. Isto fez com que usassem mais extensões elétricas para ligar equipamentos ou aquecedores no inverno e o mal uso ou sobrecarga foi responsável por muitos incêndios com danos graves.
As extensões de tomadas são aqueles hacks que permitem conectar vários aparelhos ao mesmo tempo. Um risco que é bastante conhecido é sobre o limite máximo de consumo de energia e por isso, aparelhos grandes não podem ser conectados ao mesmo tempo. De acordo com a NITE, pessoas que ignoraram ou não sabiam desta regra acabaram causando incêndios.
Mas não é só isso. Outro motivo que tem causado as fatalidades é o uso de cabos de energia com os conectores tortos ou os próprios cabos entortados ou danificados. É preciso tomar cuidado na hora de decidir quais aparelhos serão conectados e verificar os cabos em uso, não conectar nas tomadas quando tiver danos visíveis.
Outro item que tem provocado incêndios em jardins é o uso das extensões voltadas para conectar equipamentos ao ar livre, como aquecedores elétricos. Se o cabo estiver enrolado, há resistência na passagem da eletricidade, o que pode provocar até o derretimento do cabo e um incêndio.
O uso prolongado e acima do limite também pode provocar barulhos de explosões e incêndios repentinos. Os usuários devem tomar cuidado, ler os manuais, não forçar o uso e fazer intervalos para que não fiquem conectados durante longas horas.
Leia também: O escândalo que fez a Miss Japão renunciar: modelo se envolveu com médico casado e pode ter que pagar indenização milionária para a esposa
Outros riscos de incêndios
A NITE faz alertas importantes no Japão, sempre que há muitos casos de incêndios registrados em casas ou apartamentos por causa do uso indevido de algum eletrodoméstico. No ano passado, houve um alerta relativo aos fogões por indução, muito comum nas casas japonesas.
O governo de Tóquio chegou a fazer uma pesquisa e constatou que 15% dos usuários desses fogões usam do jeito errado e já chegaram a ver fumaça saindo na hora de cozinhar. Um dos problemas são os adesivos anti-sujeira, que servem para proteger o fogão de restos de óleo e queimaduras das panelas.
Testes mostraram que, ao colocar uma panela com óleo em cima do adesivo, há princípio de fumaça e fogo depois de 10 minutos. Outro aparelho que tem causado incêndios são os aspiradores de pó robôs, que chegam a pegar fogo quando estão sendo carregados. Uma pesquisa mostrou que, em muitos casos, os usuários estavam utilizando baterias não originais.
Se for necessário trocar a bateria ou carregador do aspirador de pó, os usuários devem sempre optar por produtos que sejam da própria fabricante para não correr riscos de incêndio. Um cuidado na hora de usar eletrodomésticos é importante para evitar acidentes graves.