Tóquio – Algumas regiões do Japão enfrentaram fortes chuvas no início da semana e o tempo instável pode provocar alagamentos nas ruas e causar perigos para quem anda em carros e para os pedestres.
Segundo uma reportagem da Emissora Fuji, na terça-feira (18), a chuva na região de Kanto chegou a 50 mm em uma hora, o suficiente para deixar avenidas alagadas. O corpo de bombeiros de Tóquio, localizado no distrito Sumida, explicou sobre alguns perigos nessas condições.
“É muito perigoso caminhar na rua se estiver no meio de uma chuva forte. É difícil enxergar, a água entra na boca e é possível perder o equilíbrio. Você pode acabar com o pé preso em uma valeta ou bueiro e se machucar, por isso, use o guarda-chuva para verificar o caminho se estiver submerso”, aconselhou um representante que não teve o nome revelado.
Outra questão perigosa são os carros que acabam transitando por ruas alagadas. Os bombeiros alertaram principalmente para as passagens subterrâneas que acabam com um nível mais alto de água. Ao passar por uma, pode ser que o carro acabe com água até a altura da porta e não seja possível abrir.
“Se a água tiver entre 10 cm e 20 cm de altura, é preciso bastante força para abrir a porta do carro e se chegar a 30 cm, fica bem difícil sair. O ideal é deixar o carro antes que chegue a esse ponto, porém, se não for possível, a fuga tem que ser pela janela”, aconselhou.
Leia também: O cão salsicha que fez sucesso nas redes sociais do Japão por causa de um hábito curioso: ele só come se tiver “companhia”
O martelo para guardar nos carros
É sempre uma boa ideia se preocupar com situações que podem acontecer com qualquer um e colocar a vida em risco. Pensando nisso, um martelo especial foi desenvolvido por um motivo nobre: salvar a vida de alguém que acabar preso em um carro submerso.
Seja em uma situação de enchente ou em um acidente rotineiro, é possível que um carro acabe debaixo d’água de forma repentina. Em setembro de 2023, houve um acidente fatal no Brasil que chamou a atenção para esse tipo de situação: um carro caiu dentro de uma piscina e uma jovem que estava no banco de trás não conseguiu deixar o veículo a tempo.
Ela foi retirada do carro 10 minutos mais tarde, quando uma pessoa conseguiu quebrar a janela, mas era tarde demais. A motorista e outra mulher que estava no banco da frente, conseguiram sair pela janela e deixar a piscina em segurança.
O martelo é chamado de “kinkyu dasshutsu-you hama” (緊急脱出用ハンマー) e foi feito para esse tipo de situação específica. Diferente dos martelos usados como ferramenta, é um modelo leve, prático e que pode quebrar a janela do carro mesmo se o usuário tiver pouca força física.
O martelo custa ¥1.890 em Tóquio e também pode ser adquirido pela Amazon e outros sites de compras online pelo preço médio de ¥1 mil. O ideal é evitar andar de carro em tempos de enchentes e alagamentos, mas ter um objeto útil dentro do veículo para casos de emergência pode ser uma boa ideia.