Com a chegada do verão, se aproxima também o feriado de um mês dos estudantes no Japão. Mas você já viu o preço das coisas hoje em dia?
De acordo com a pesquisa da seguradora Nippon Life, que perguntou às pessoas como estão planejando passar as férias de verão, 48.4% repondeu que ficarão em casa ou irão para lugares da região.
Viagens domésticas que exigem pernoite ficaram em segundo lugar, com 16,3%, e fazer passeios de um dia nas proximidades ficou em terceiro, com 10,2%. O top cinco é completado com retornar à cidade natal (9,6%) e viajar para o exterior (3,2%) em quarto e quinto lugar, respectivamente.
O mais surpreendente talvez seja o percentual baixo das pessoas que planejam em voltar à sua cidade natal, já que o feriado de verão é tradicionalmente uma época para reuniões familiares. A Nippon Life também descobriu que o orçamento médio é de ¥58.000, já somado com o transporte, como trem, ônibus e avião. E para uma família de 4 pessoas pode ser difícil de viajar, dependendo da distância.
De acordo com comentários online sobre essa pesquisa, por mais que dinheiro seja um grande fator, ele não é o único motivo para os japoneses decidirem ficar em casa neste verão.
“Está muito quente para sair. É melhor para as crianças ficarem no ar-condicionado da escola.”
“Está fazendo 34 graus até nos resorts de Hokkaido, e já viram ursos.”
“Os japoneses estão ficando pobres e os turistas estão aumentando. Então é muito caro e lotado para ir para qualquer lugar.”
“Moro perto de uma zona turística, então nem saio de casa.”
“Eu sou solteiro e é muito caro no Obon. Não consigo imaginar o que uma família de 4 faria.”
“Eu normalmente levo os meus filhos para a piscina, mas com tanta gente parece mais uma piscina aquecida.”
“Tem realmente necessidade de ir para algum lugar mesmo?”
“Pode soar estranho, mas me sinto mais apertado fora do que em casa.”