A partir de terça-feira, cerca de 3.000 produtos de alimentos e bebidas terão seus preços elevados, acompanhados por um aumento nas tarifas postais. Segundo o Teikoku Databank, esses ajustes são impulsionados por custos mais altos de matérias-primas importadas, um iene mais fraco e tarifas de transporte em ascensão.
A Asahi Soft Drinks aumentará os preços de mais de 90% de seus produtos, como Mitsuya Cider e Calpis Water, variando entre 4% e 23%. A Ito En também fará reajustes em 207 itens, incluindo Oi Ocha e Healthy Mineral Barley Tea, com aumentos entre 2% e 36%. A Koike-ya, por sua vez, elevará os preços de batatas fritas e outros lanches entre 4% e 14%.
No setor postal, o Japan Post anunciou que a tarifa para cartas subirá de 84 ienes para 110 ienes, enquanto a tarifa de cartão postal aumentará de 63 ienes para 85 ienes. O Letter Pack Lite terá um aumento de 370 ienes para 430 ienes e o Letter Pack Plus de 520 ienes para 600 ienes. Este é o primeiro aumento generalizado de tarifas postais desde 1994, desconsiderando o aumento do imposto sobre consumo.
O Japan Post justifica os aumentos pela diminuição do volume de itens postais, resultado da digitalização e outros fatores. Em abril, já havia ocorrido um aumento significativo nos preços de mais de 2.800 itens.
O novo primeiro-ministro Shigeru Ishiba, recém-eleito presidente do Partido Liberal Democrata, anunciou que tomará medidas para aumentar os salários, buscando mitigar o impacto do aumento de preços nas famílias.