Nagano – As crianças estão sempre em atividades no Japão. Passam os períodos letivos do ano na escola e durante as férias, além de uma bateria de tarefas escolares para fazer, também é comum que passem a frequentar clubes infantis.
Chamados de “Gakudo Hoiku”, os clubes são voltados para atividades depois do horário da escola, mas são muito utilizados no período de férias e principalmente quando os pais estão mais ocupados durante o dia.
Porém, diferente das escolas que gerenciam um refeitório, no clube, as crianças precisam levar uma marmita de casa, o famoso “bentô”, que muitas vezes as mães preparam e até decoram.
É ótimo para as crianças levar a comida de casa, mas para as mães, acaba sendo um transtorno. Uma reportagem da Emissora Fuji mostrou que elas estão cansadas dessa rotina e quando os filhos entram de férias, é um problema ter que providenciar as marmitas todas as manhãs.
Para resolver a situação, o governo japonês solicitou para as prefeituras uma solução no fornecimento de refeições para as crianças durante o período de férias, um movimento que tem se intensificado na província de Nagano.
O desejo pelo fim das férias
Na cidade de Nagano, a escola primária Nabeyata está de férias, mas as crianças têm se reunido no clube Nabeyata Kodomo Plaza. Todos os dias, cerca de 50 crianças aparecem para as atividades, mas há uma regra: eles precisam levar a marmita de casa.
A reportagem perguntou para uma criança do primeiro ano sobre a marmita e ela respondeu que a mãe prepara para ela a partir das 6h da manhã. É um momento especial para a criança, levar a marmita, abrir na hora da refeição e se surpreender com o prato do dia.
Mas para a mãe que tem que preparar a refeição todos os dias às 6h da manhã, a história é outra. As mães que deram entrevista mostraram a mesma angústia.
“É bem complicado preparar todos os dias”, disse uma. “Nesses momentos é que a gente se lembra de agradecer a benção que é o refeitório da escola”.
E outra, desabafou: “eu só quero que as férias de verão acabem logo”.
Leia também: As estratégias do casal com filhos no Japão que já juntou ¥10 milhões: “deixamos de economizar do jeito errado”
Uma boa solução
Quase todos os clubes infantis de Nagano não fornecem refeições para as crianças, mas há um que encontrou uma solução atrativa. O Clube Inada Jidou, localizado na cidade de Nagano, atende a demanda dos pais e há mais de 10 anos, prepara refeições para as crianças pelo custo de ¥200 por pessoa.
As refeições são preparadas em uma espécie de food truck e fornecidas aos pequenos de acordo com as solicitações dos pais.
As despesas acabam mais altas, mas ao mesmo tempo, é um alívio para as mães que estão cansadas do compromisso diário de ter que preparar.
A prefeitura de Nagano quer considerar um sistema mais amplo que possa atender essa demanda também, mas há desafios.
“Precisamos pensar nos casos de alergia alimentar e no sistema de preparo e fornecimento, há muitas questões. Vamos ver primeiro o tamanho da demanda e analisar”, disse um representante.
Em Nagano e nas outras prefeituras do Japão também, um sistema que forneça as refeições para as crianças durante os períodos de férias é muito esperado, mas pode levar um bom tempo para funcionar.