Itami – A reputação das redes de sushi no Japão sofreu mais um revés essa semana, depois que uma cliente relatou no Twitter que foi servida com um prato sujo.
O caso aconteceu na última terça-feira, em um restaurante da rede Hamasushi em Itami, na província de Hyogo. Por volta das 16h, a japonesa, identificada na rede social como Shirakawa, foi no restaurante com dois membros da família e antes do sushi, decidiu pedir uma tigela de sopa de missô com algas para todos.
A sopa normalmente é servida em uma tigela pequena com tampa, que o cliente abre na mesa. Mas quando Shirakawa abriu sua sopa, percebeu que havia um pouco de wasabi (raiz forte) na tampa, que era os restos de outro cliente.
“Não era só o wasabi usado, mas a tampa estava com marcas que indicam que realmente não foi lavado. Eles pegaram a tampa suja, fecharam a tigela e serviram por engano, foi muito nojento”, contou.
Ela chamou o atendente e explicou o que tinha acontecido. A família ouviu um pedido de desculpas diante da mesa. As três tigelas de sopa de missô foram trocadas e mesmo assim, o sentimento de incompreensão ficou.
“Até a hora de pagar a conta não houve nenhuma explicação sobre o que de fato aconteceu e nós ficamos com dúvidas e inseguros”, disse.
Depois de ser servido com um prato sujo, dá para duvidar da higiene do local e como os funcionários estão lidando com a comida e as louças dos clientes. As tradicionais redes de sushi do Japão, que servem as peças em esteiras, estão enfrentando uma crise de imagem desde o início do ano e lutam para restaurar a reputação.
As redes sofreram uma onda de ataques de jovens e adolescentes que gravaram vídeos lambendo recipientes de shoyu e copos que estavam limpos para serem servidos aos novos clientes. Alguns desses jovens já foram processados e as famílias podem ter que pagar uma indenização alta para as redes afetadas.
Mas a questão do dinheiro não parece resolver o caso da confiança e reputação, ainda mais quando novos incidentes voltam a acontecer.
“Estamos enfrentando um calor de mais de 30°C e se pensar que eles serviram para um cliente novo uma tigela com restos que outro cliente usou, passou o hashi que enfiou na boca naquele wasabi, eu não consigo me sentir segura para comer. Depois desse incidente, fiquei pensando se já comi em pratos usados outras vezes sem perceber”, desabafou.
Leia também: Homem usa método sofisticado para fotografar por baixo de saias de meninas no Japão, com câmera minúscula escondida no sapato
A explicação da rede Hamasushi
A rede Hamasushi foi contatada por uma reportagem do J-cast e assumiu que de fato o incidente aconteceu e uma tigela que não tinha sido limpa acabou sendo entregue na mesa da cliente.
“A louça é lavada em uma máquina e com água quente. Antes de lavar, deixamos um tempo de molho na água quente para que saiam os resíduos e facilite a limpeza. Se essa parte não for efetuada e a louça parar diretamente na máquina, podem sobrar resíduos”, explicou um representante da rede.
E o que causou o incidente dessa vez foi a falta de cumprimento do protocolo de limpeza da louça usada pelos clientes.
“Nós registramos o caso e estamos verificando o método de limpeza dos pratos em todos os restaurantes e reforçando o manual para que o protocolo seja seguido e não volte a acontecer”, declarou.
Para os clientes, só resta confiar e verificar com cuidado na hora que os pratos forem servidos.