Tamura – Enquanto muitos padecem durante a velhice, sofrem doenças e debilitações, outras pessoas seguem firmes, fortes e saudáveis até passar dos 100 anos de idade. E essas pessoas costumam ter seus segredos.
E no Japão, país onde a população está cada vez mais idosa, há muitos centenários com saúde e pessoas que seguem trabalhando mesmo com uma idade avançada. No pequeno vilarejo de Tamura, na província de Fukushima, há uma nova centenária que entrou nesta fase da vida com muito ânimo.
Esta é a história de Midori Yoshida, que acaba completar 100 anos de idade. Midori tem cinco filhos, 11 netos e 12 bisnetos. Em sua festa de aniversário, se reuniu com a família, vestiu-se de rosa e esbanjou alegria:
“parece um sonho estar chegando nesta idade e quero continuar me esforçando a partir de agora”.
Qual será o segredo da alegria e longevidade de Midori? Ela foi entrevistada em uma reportagem da Emissora Fuji e compartilhou três elementos que considera “essenciais” para uma vida longa, leve e saudável. Para ela, são coisas indispensáveis na rotina de quem quer viver muito e viver bem, aproveitando o lado bom da vida.
Trabalhar muito e dormir bem
Muitos idosos que chegam em uma idade avançada com saúde defendem o trabalho. É uma forma de se manter ativo e útil na sociedade, com um pouco de atividade física regular e uma motivação que leva a querer se manter saudável por mais tempo.
No caso de Midori, o trabalho acontece em um campo de plantio. Ela cultiva batatas, pepinos e se sente animada para a colheita dos vegetais de acordo com a estação.
O trabalho no campo não é nada fácil, mas mantém a japonesa ocupada com suas atividades e a faz se esforçar fisicamente com bastante frequência.
“Eu acordo às 6h da manhã e por volta das 19h30, estou pronta para dormir. É uma vida regulada que eu venho mantendo há anos. O trabalho no campo me deixa exausta e eu pego no sono rápido, durmo muito bem e acordo disposta. Acredito que essa vida regrada também tem a ver com a longevidade”, sugere.
Trabalhar e dormir bem são duas coisas fundamentais para Midori. Quem quer seguir seus conselhos para a longevidade, assim como ela, deve se preocupar em ter um trabalho que traga ânimo e motivação diária. Fazer o que gosta e se manter disposto todos os dias.
Leia também: Mulher conta que se arrependeu de chamar a polícia depois de sofrer assédio em um trem no Japão: “deixam você exausta”
O segredo do tempo precioso para si
O terceiro item da lista de Midori tem mais a ver com um equilíbrio que é fundamental na vida. Entre trabalhar e dormir bem há algo indispensável: cuidar de si, ter atividades de lazer e um hobby agradável.
Midori perdeu o marido há três anos e desde então, vive sozinha, mesmo com a idade que tem. Além do trabalho no campo de cultivo, ela também dedica tempo diário ao seu hobby: o desenho e a pintura.
“É um momento precioso que eu passo comigo mesma. Se eu tiver alguma preocupação, qualquer sentimento ruim simplesmente passa enquanto estou desenhando. Eu simplesmente esqueço todas as preocupações, é maravilhoso”, diz.
Na rotina da idosa, é um momento de imersão em uma atividade artística, algo que pode ser bem-vindo na rotina de qualquer pessoa. Ela garante que esse é um dos principais segredos para uma vida longa e feliz.
“Quando você chega aos 100 anos, percebe que viveu muita coisa e a vida é longa, sim. E agora, com essa idade, posso dizer que eu sou muito feliz. Eu sou feliz de verdade. O trabalho me traz disposição física, meu hobby me traz equilíbrio emocional e assim eu sigo em frente”, completou.