Ito – Muita gente já brincou de guerra de travesseiros alguma vez na vida, mas o que poucos sabem é que, no Japão, a brincadeira é um esporte sério, competitivo e com direito a campeonato anual.
É na cidade de Ito, na província de Shizuoka, onde acontecem as competições anuais há dez anos. O evento, organizado pelo Centro de Atividades Esportivas da região de Kusumimotowada, será realizado neste fim de semana, nos dias 25 e 26 de fevereiro.
A edição de 2023 é mais do que especial: além da comemoração dos 10 anos do evento desde o primeiro evento, a última vez que os participantes puderam se reunir para praticar o esporte foi em fevereiro de 2020, pouco antes de a pandemia do coronavírus estourar no mundo. Por causa dos riscos da disseminação do vírus, o evento acabou suspenso nos anos de 2021 e 2022.
Neste ano, a organização entendeu que, por conta da baixa dos casos, poderia retomar a competição. Os participantes mais do que se animaram: 32 equipes foram montadas e cerca de 300 pessoas devem comparecer no centro esportivo para dar (e levar) uma surra de travesseiros enquanto tenta levar o time para a vitória.
Desta vez, uma reportagem do jornal Mainichi informou que o evento ganhou uma novidade. Por causa de uma parceria com uma empresa que desenvolve games, a competição também será transmitida ao vivo pelo Youtube. Os fãs de guerra de travesseiros poderão acompanhar pelo link (clique aqui).
Leia também: A inusitada corrida de tiranossauros que vem ganhando popularidade em uma região rural no Japão.
Como funciona
Foto de the blowup na Unsplash (imagem ilustrativa).
Não basta sair batendo nos outros com o travesseiro. A competição nasceu de uma ideia de estudantes do ensino médio na cidade, no ano de 2013 e o clube esportivo de queimada dos adolescentes tomou conta da tarefa de criar as regras do jogo.
De modo geral, as regras da competição de travesseiros são bem parecidas com um jogo de queimada.
A competição funciona com times de 8 participantes, que lutam em um campo de “tatame”. O objetivo é acertar o travesseiro nos integrantes do time inimigo e ao conseguir, a pessoa é posta para “dormir” e sai do jogo.
O objetivo final é acertar o líder do time inimigo, que é protegido pelos seus “soldados”. Quando uma equipe acerta o líder do time da outra, se torna vitoriosa.
Assim como em outros esportes, os participantes desempenham papéis diferentes. Há o líder da equipe e seus atacantes; os responsáveis pela função de “líbero”, que defendem o time com cobertores e os apoiadores, responsáveis por fornecer os travesseiros. Sem falar, é claro, na torcida, que neste ano também será online.
O responsável pelo setor de turismo de Ito (que não teve o nome divulgado na reportagem) contou para o Jornal Mainichi sobre as expectativas para o evento.
“A guerra de travesseiros é como qualquer outro esporte e exige estratégia e trabalho em equipe. Os competidores podem ganhar ou perder e enquanto praticam, se divertem muito atirando travesseiros uns nos outros. Será possível enviar comentários durante a live e nós desejamos que seja um evento muito divertido para todos”, comentou.
A diversão é garantida para quem for participar ao vivo, mas acompanhar pelo internet também pode proporcionar boas risadas e incentivar o espírito de torcida.