Tóquio – Quando o seu animal de estimação se recusa a comer, é normal que você pense que tem algo de errado com ele, está sem apetite e talvez esteja doente.
Este foi o sentimento de uma japonesa que mora em Osaka. Preocupada com o ar de tristeza de sua cachorrinha Uni perto do pote de ração, decidiu levá-la para uma consulta no veterinário. Depois de ser examinada pelo especialista, a conclusão do diagnóstico terminou em risadas: Uni estava sofrendo uma crise de egoísmo.
Uni é uma mistura de bichon frisé com poodle toy e tem 1 ano de idade. Aparentemente, não tinha nada de errado com ela. A recusa para comer a ração seria por causa da expectativa de ganhar uma carne saborosa no lugar dos grãos.
Em um vídeo de 12 segundos publicado em sua conta na rede Tiktok (@uni620_), a dona do cão contou a história e viralizou. Foram mais de 248 mil curtidas e 3 mil comentários. Muitos internautas acharam graça da situação.
“você leva no veterinário e descobre que o seu cão está fingindo estar doente”, brincou um usuário. “Ela é tão bonitinha que a gente acaba perdoando”, disse outra.
Algumas pessoas também contaram histórias parecidas. Uma usuária da rede disse que levou o cão ao veterinário e recebeu o diagnóstico de “cão agitado”. E em outro caso, o diagnóstico do pet foi de “cão ciumento”.
É sempre bom levar ao veterinário quando o comportamento do cão muda. Em casos de desânimo e falta de apetite, pode ser mesmo que o pet esteja com alguma doença. Mas em alguns casos, o problema é mais emocional do que físico.
Uma reportagem da emissora Fuji entrevistou a dona de Uni, que preferiu não revelar o nome. Ela está presente no Tiktok, Youtube e Instagram com contas que constam apenas as informações do pet. Veja mais detalhes sobre esta história:
Leia também: O segredo da família japonesa que vive com ¥100 mil por mês: “temos regras para todas as compras”.
A uni parou de comer de repente?
Eu coloquei a ração na frente dela como sempre e ela se aproximou e cheirou, mas depois encolheu o rabo, se afastou e ficou com aquele olhar de tristeza. Eu me afastei e ela deitou sobre as patas. Isto nunca tinha acontecido antes.
O que você pensou que ela tinha?
Ultimamente está fazendo muito calor e como ela nunca tinha se comportado deste jeito antes, eu pensei que pudesse ser hipertermia. Tinha algo de errado com ela e eu fiquei preocupada. Eu remarquei meus compromissos e a levei no mesmo dia para o veterinário.
Como ela estava no caminho para a clínica?
Ela não estava muito animada no caminho para a clínica, mas caminhava normalmente. Como gosta de pessoas e outros animais, ela se agitou quando chegamos lá. O veterinário examinou a Uni e disse muito sério que o problema dela era egoísmo.
Como você reagiu ao diagnóstico do cão?
Ele tirou a temperatura, ouviu os batimentos cardíacos e me perguntou se tinha alguma alteração na urina, se ela tinha comido algum petisco e como estava quando se recusou a comer a ração. Por fim, ele disse que era egoísmo e eu fiquei tão chocada que comecei a rir.
Depois ele disse que acontecia bastante e deu algumas orientações para evitar. Até os funcionários da clínica riram da situação.