Tóquio – A pipoca é um alimento saboroso, bom para acompanhar um filme e que pode parecer inofensivo, mas longe disso. Para uma criança com menos de 4 anos de idade, os grãos de milho que não estouraram podem causar sufocamento e levar à morte.
Uma menina de 1 ano e 9 meses quase morreu em dezembro do ano passado. A mãe estava no shopping com a criança quando resolveu comprar pipoca em uma máquina automática. De acordo com uma reportagem do Jornal Sankei, a menina começou a sufocar logo depois de comer e a mãe deu várias batidinhas nas costas.
Alguns grãos de milho saltaram pela boca com o movimento, mas mesmo assim, a criança continuou sufocando e teve uma parada cardíaca. As pessoas que estavam por perto ajudaram e ela foi socorrida rapidamente.
Os médicos removeram um grão de milho de pipoca de 6 mm que ficou preso nos brônquios e ela recebeu alta do hospital duas semanas depois. Por causa do atendimento rápido, conseguiu se salvar, mas poderia ter morrido com os grãos que provocaram o sufocamento.
Já faz um tempo que o acidente aconteceu, mas a Sociedade Pediátrica do Japão relatou o caso esta semana e fez um alerta importante para pais e mães. Alimentos como a pipoca e outros de formato similar, como uvas e tomatinhos, devem ser evitados para crianças menores de 4 anos ou entregue em pedaços bem pequenos.
No caso da pipoca, o maior risco são os grãos que não estouram no aquecimento da panela e ficam na vasilha junto com a pipoca. Para que a criança possa comer com segurança, é preciso evitar esses grãos, o que é mais difícil quando a pipoca é feita em casa ou comprada em máquinas automáticas.
Leia também: A idosa que foi presa por falsidade ideológica no Japão depois de registrar irmã fictícia e usar documentos para parecer mais jovem
A pipoca e o risco de sufocamento
A médica Mitsuko Ito, da clínica Family Akasaka em Tóquio, explicou por que alimentos desse tipo podem causar sufocamento com facilidade em uma criança pequena.
“Até a idade de 4 ou 5 anos, a criança ainda não tem a epiglote bem formada, que é a estrutura cartilaginosa na laringe, responsável por fazer o alimento seguir na direção do esôfago. É fácil acontecer um desvio e a comida parar nos brônquios, por isso alimentos como a pipoca podem acabar sufocando”, explicou.
No caso do acidente ocorrido com a menina no shopping, a bebê teria virado o pacote de pipoca em direção à boca para pegar os últimos grãos, o que agravou a situação.
A médica alertou também para a importância de os pais estarem sempre atentos perto das crianças e nunca deixar que comam de qualquer jeito.
“Ao dar comida para uma criança com menos de 4 anos é preciso cortar em pedaços pequenos e os pais precisam estar por perto. Ver o rosto da criança, o ângulo e conferir se está tudo bem”, recomendou.
Até um passeio no shopping pode acabar em um grave acidente se os pais não estiverem bem atentos com os filhos.