Musashino – Você vai pegar o trem em um dia comum de trabalho e, de repente, está arriscando a vida nos trilhos do trem e correndo contra o tempo para se salvar e salvar uma pessoa que caiu ali.
Foi mais ou menos isto o que aconteceu com um homem japonês no último sábado (4). Ele estava na Estação de Kichioji, na cidade de Musashino (em Tóquio) e esperava um trem da Japan Railways (JR) quando uma senhora de 90 anos se desequilibrou e caiu nos trilhos.
O homem agiu rápido, sem pensar nos riscos do que estava fazendo. Ele pulou nos trilhos para tentar salvar a idosa, mas o trem já estava vindo. Ele conseguiu segurar a idosa e quando o trem passou, quem estava na plataforma acompanhando a cena viu os dois desaparecerem por um instante.
Parecia que o homem e a idosa tinham sido atropelados pelo trem, mas eles conseguiram se refugir no pequeno espaço entre os trilhos e a plataforma. Uma reportagem da emissora Asahi informou que a idosa ficou levemente ferida e o homem não sofreu nenhum ferimento.
Os dois foram resgatados pelos bombeiros e socorridos. A atitude corajosa do homem salvou a vida da idosa, que provavelmente teria morrido nos trilhos se ele não tivesse agido rápido. Mas foi tão perigosa que poderia ter acabado com a vida dos dois.
Leia também: Crianças de escola japonesa vão parar no hospital depois de aula de educação física de máscara.
O que fazer se alguém cair nos trilhos

Esta situação não é tão incomum e qualquer pessoa que faça deslocamentos por trem corre o risco de se deparar com uma cena dessas. Alguém pode cair nos trilhos como a idosa que se desequilibrou ou mesmo um bêbado que esteja cambaleando na plataforma. Há também muitos casos de suicídio e as pessoas podem pular pouco antes de o trem vir e mesmo na frente de outras pessoas.
A cena heróica de Musashino é tudo o que as autoridades pedem para não fazer. Segundo o portal japonês Risk Taisaku, que trata de assuntos que envolvem a segurança, como desastres naturais ou ataques terroristas, ao ver alguém cair ou se jogar nos trilhos, as testemunhas devem se apressar em avisar um funcionário da estação.
Se ainda faltar algum tempo para o próximo trem, os funcionários podem utilizar a comunicação interna para interditar os trilhos e resgatar a pessoa que caiu em segurança. Mas nem sempre dá tempo de fazer isso e se o trem estiver chegando, como aconteceu em Musashino, é mais um motivo para não pular nos trilhos na tentativa de salvar a vítima.
A operação pode não ter bem-sucedida como foi desta vez. E no pior dos casos, tanto a pessoa que caiu e pulou quanto a que tentou salvar podem acabar atropeladas neste incidente fatal. Se a pessoa que caiu for pesada ou estiver bêbada, pode não ser tão fácil deslocá-la para o canto e quem pulou na tentativa de salvar pode não ter força física para conseguir no tempo que resta até o trem chegar.
Em qualquer situação, se apressar para avisar um funcionário do trem é a atitude mais segura a se tomar diante desta situação.