Kiryu – Um terreno privado que passou a abrigar uma montanha crescente de lixo vem perturbando uma comunidade inteira no Japão. Localizado na cidade de Kiryu, em Gunma, o espaço é propriedade de um estrangeiro e foi tema de uma reportagem da emissora Fuji.
O propósito, ninguém sabe. De acordo com os moradores locais, a montanha cresceu nos últimos dois anos até tomar proporções enormes e aumentar os transtornos. A Fuji conseguiu autorização para sobrevoar o terreno com um drone e identificou objetos como tatamis sujos de terra, cones de trânsito, estruturas metálicas.
É possível observar que há muitos materiais de obras em construção e não apenas lixo doméstico. O lixo tem transbordado para a rua, objetos mais leves voam e ficam presos nos galhos das árvores. Além disso, há uma floresta logo ao lado que já abriga um pouco do lixo. Com o drone, foi possível avistar um tapete velho entre as árvores.
Há poucos metros do terreno, há casas residenciais e os vizinhos estão no limite da paciência. A prefeitura de Kiryu e o governo da província de Gunma já registraram mais de 60 reclamações. O proprietário já foi notificado, mas não houve nenhuma mudança.
De acordo com as informações da prefeitura, o proprietário mora em outra província e traz o lixo de outros locais para o terreno. Ele é estrangeiro, mas a prefeitura não revelou sua nacionalidade, trabalho ou razões para mexer com essa quantidade absurda de lixo.
Leia também; A livraria no Japão que reúne pessoas com tendências suicidas uma vez por mês: “um lugar para desabafar”.
Moradores revoltados
Uma floresta logo ao lado do terreno vem sendo afetada, além dos moradores próximos. Reprodução / FNN.
Quem já viveu perto de um vizinho que acumula lixo no quintal sabe que este hábito pode trazer inúmeros transtornos, atrair ratos e outros bichos, deixar odores ruins no perímetro, transbordar na calçada e transformar a aparência da vizinhança para uma situação de desleixo.
Uma montanha de lixo que vem de fora em um terreno privado é ainda pior. Os vizinhos reclamam que o cheiro é insuportável, o lixo voa para fora da propriedade e perturba qualquer um que tenha que caminhar pelo local.
“O cheiro é terrível, principalmente de mofo. Tem muita terra e uma nuvem de poeira na calçada. A gente não consegue secar as roupas ao ar livre por isso”, reclamou um morador.
E o problema não é tão antigo, os moradores lembram que há pouco tempo, a montanha de lixo não existia e tudo foi acontecendo muito rápido. Quando se deram conta, os entulhos já estavam causando transtornos.
“Esta região aqui era muito bonita. Mas há alguns anos, essa montanha de lixo foi surgindo do nada até ficar desse jeito”, disse uma moradora.
A Fuji tentou conversar com o proprietário, mas não conseguiu encontrá-lo para falar sobre o assunto. As perguntas continuam sem respostas e não se sabe se há intenção de resolver a situação.
Um representante do setor de serviços urbanos da província de Gunma comentou que o poder público poderá tomar alguma atitude mais severa se o proprietário não acatar as ordens de resolver o abandono de lixo no terreno.
“O lixo está acumulado no terreno e vem causando danos para a vida cotidiana dos moradores mais próximos. Se a situação continuar assim por mais algum tempo e a gente concluir que nada será feito por parte do proprietário, podemos executar uma ordem administrativa para eliminar uma parte dos entulhos”, comentou.