Tóquio – Um dia na Disney é um dia muito especial para qualquer criança, a menos que a própria família estrague tudo por um ato de irresponsabilidade com álcool e direção. Em Tóquio, duas meninas que estavam no carro com os pais, prontas para passar o dia na Disney Sea em Chiba, acabaram sofrendo um acidente e viram o parque temático ser substituído pelas paredes brancas do hospital.
O homem, na faixa de 40 anos, dirigia a van (wagonsha), com a esposa ao lado e as filhas no banco de trás, na manhã da última sexta-feira (12). Por volta das 7h da manhã, ele bateu no canteiro central da avenida e acabou colidindo o veículo contra o sinal.
A van ficou parcialmente destruída, mas o casal e as filhas não sofreram ferimentos graves. Eles foram levados aos hospital logo em seguida. Os policiais que cuidaram do caso perceberam de imediato que o homem tinha bebido.
Ele fez o teste do bafômetro, que denunciou 0,7 mg de álcool por litro de ar. Isto é cerca de quatro vezes mais do que o limite estabelecido por lei. O homem acabou contando que começou a beber por volta das 22h do dia anterior e continuou bebendo pelo menos até as 2h da manhã.
Depois de poucas horas, levantou-se para levar a família para passar o dia na Disney. Mas ele ainda estava sob o efeito da bebida. Segundo a emissora Fuji, ele teria bebido cerca de 3 litros de cerveja e o famoso “chuhai”, bebida alcoólica gaseificada, originária do Japão.
Leia também: A japonesa que flagrou o casamento do marido com a amante em um jogo online: “ele disse a ela que na internet ela era a esposa”
Os acidentes envolvendo álcool no Japão
A lei seca é rigorosa e mesmo assim, acidentes deste tipo continuam acontecendo com frequência, colocando em risco a vida do motorista, passageiros e outras pessoas não envolvidas.
Segundo os dados da Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA, em inglês), em 2021, 2.198 acidentes foram registrados no país como consequência de dirigir alcoolizado ou bêbado. Deste total, 152 casos foram de acidentes fatais.
Pelas leis do Japão, a penalidade varia se dirigir bêbado ou “sob o efeito de álcool”, sendo o primeiro caso mais grave. Ao dirigir bêbado, o cidadão fica sujeito à 5 anos de prisão ou ¥1 milhão de multa. Se dirigir sob o efeito de álcool, que foi o caso do homem que levava as filhas na Disney, a pena pode ser de 3 anos ou ¥500 mil de multa.
Em ambos os casos ocorre a perda ou suspensão da carteira de motorista. Se a quantidade de álcool por litro de ar for inferior a 0,25 mg, a suspensão é determinada por 90 dias, somado a perda de 13 pontos.
O problema não acontece só com quem sai do bar e resolve voltar dirigindo para a casa. Assim como neste caso apresentado, beber na noite anterior, horas antes de um compromisso, pode resultar na direção sob efeito do álcool e possíveis acidentes, riscos e problemas com a polícia, ainda que tenha passado algumas horas desde o último copo.