Hamamatsu – Quem andou pela Praia de Enshu no litoral oeste da cidade de Hamamatsu, na província de Shizuoka, pode ter se surpreendido ao avistar uma bola de metal gigante na areia.
A cidade tem cerca de 10 mil habitantes brasileiros e abriga uma das maiores comunidades tupiniquins no Japão. É possível que alguns conterrâneos tenham avistado a bola de metal no último mês.
O artefato feito de ferro, com 1,5 metro de diâmetro e uma superfície nitidamente enferrujada, foi denunciado para a polícia por pessoas que caminhavam na praia nesta semana e estranharam o objeto.
Mas um homem na faixa de 50 anos, que corre na praia com frequência, foi entrevistado pela emissora NHK e contou que a bola de metal está na areia há mais de um mês e já tinha se tornado uma presença comum na praia.
“Eu tenho acompanhado essa bola faz tempo, até percebi que ela andou se movendo um pouco para o leste, por causa das ondas. Eu já me aproximei dela, já toquei e tentei empurrar, mas era muito pesada”, relatou o homem.
Foi uma atitude imprudente, já que poderia mesmo ter sido uma bomba, talvez um artefato de guerras passadas, esquecido há muito tempo no oceano. Porém, ao realizar um exame de raio X, os agentes da polícia conseguiram verificar que não se trata de uma bomba e o alerta para não se aproximar foi retirado.
Leia também: Como os AirTags estão sendo usados para roubar carros no Japão: vítima teve veículo rastreado antes do roubo.
O mistério da bola de metal
Novas análises serão feitas para tentar desvendar o objeto. Reprodução / Asahi.
A esfera misteriosa surge para completar os acontecimentos estranhos que têm sido registrados nos últimos tempos pelo mundo, como os balões não identificados nos Estados Unidos, Canadá e China e o relato de OVNI no Uruguai.
O objeto trazido pelo mar do Japão pode não ter relação alguma com os objetos que surgiram no céu de outros países, mas nas redes sociais, os internautas não deixaram de comentar os casos recentes.
Uma internauta comentou que o artefato parece mais uma boia esquecida, mas o curioso é o material metálico e o peso. Já para outro internauta, talvez seja um “objeto perdido de uma obra ou atividade de demolição”.
O exame realizado pela polícia sugeriu também que a bola é oca por dentro e o peso pode ser justificado apenas pelo revestimento. Uma reportagem da emissora Asahi informou que novas análises serão feitas e também com a colaboração das Forças de Autodefesa do Japão.
Mas não se sabe se será possível desvendar a origem ou finalidade do objeto, que pode ter passado décadas dentro do mar. Depois das análises, a esfera pode cair nas mãos da prefeitura local que é responsável pela gestão da praia e deve dar um destino final ao objeto perdido.
Se a história acabar com um desfecho interessante, muito provavelmente voltará a ser comentada.