Morioka – Um raro e belo esquilo de pelagem totalmente branca foi encontrado em um parque na cidade de Morioka, capital da província de Iwate, na região nordeste do Japão.
O roedor é da espécie esquilo-japonês, endêmica do Japão. Esta espécie é caracterizada pela pelagem castanha, porém, segundo a veterinária Haruka Takimoto, entrevistada pela Emissora Fuji, um em cada milhares de esquilos-japoneses pode nascer com os pêlos brancos.
Esses são os chamados albinos e é bastante difícil se deparar com um.
O esquilo tem cerca de 10 centímetros de comprimento e sua idade foi estimada entre 2 e 3 meses. Ele foi resgatado em um parque no último dia 4, depois de ter sido atacado por corvos. Quem encontrou o animal caído e ferido o levou para o veterinário e o esquilo acabou sob responsabilidade da prefeitura local.
Quando foi resgatado, o pequeno animal estava com dificuldade até para respirar. Se tivesse sido deixado sozinho por mais tempo, poderia não ter resistido. Porém, depois de um tempo com a supervisão dos veterinários, ele já começou a se recuperar dos ferimentos, passou a comer suas frutas preferidas com empolgação e a dar voltas ao redor da gaiola.
Quando estiver totalmente recuperado e puder sair do hospital veterinário, o esquilo já tem um destino definido.
Leia também: Mãe luta por justiça depois do suicídio do filho: menino de 13 anos sofreu bullying de colegas do professor em Osaka
Para onde vai o esquilo?
O pequeno e raro esquilo que foi salvo dos corvos já tem um destino definido. Haruka Takimoto é veterinária do Zoológico Zoomo em Morioka e explicou para a Fuji que o esquilo que ainda é um filhote, não tem muitas condições de sobreviver sozinho caso seja devolvido ao local onde foi encontrado.
É arriscado colocá-lo de volta na natureza e ele pode não conseguir se adaptar ou sobreviver.
Por isso, ficou definido que o esquilo será transferido ao Zoomo. Ele será cuidado pelos responsáveis do zoológico e poderá ser visto nos horários de visitação. Ele ainda não tem um nome, mas em breve será “batizado”. Alguns alguns zoológicos no Japão fazem votação e aceitam as sugestões de nomes dos visitantes, mas não há informações sobre isso ainda.
“Como vamos cuidar e protegê-lo aqui dentro do parque, com tudo o que ele precisa para viver em segurança, ficamos felizes se muitas pessoas puderem visitar e conhecê-lo. Gostaria de ver as reações, o que os visitantes vão achar ao se deparar com um esquilo tão raro”, disse a veterinária.