Tóquio – As noites quentes de outono podem estar sendo agradáveis por um lado, mas por outro, acabaram se tornando o ambiente ideal para a proliferação de um pequeno inseto que costuma causar repulsa.
Popularmente conhecido como “Maria-fedida” ou “Fede-fede”, o percevejo de coloração verde libera um odor bastante desagradável quando sofre algum estímulo. O inseto é atraído pela luz e tem sido encontrado em grandes quantidades ao redor de postes de luz, corredores e no teto de prédios residenciais.
O cheiro não é o único problema do percevejo. O Ministério da Agricultura no Japão fez um alerta para as 21 províncias mais afetadas por causa da possibilidade desses insetos provocarem grandes danos nas plantações.
O percevejo é classificado também como praga agrícola por sugar o suco das frutas, provocar danos em plantações de arroz e outros alimentos. Eles são pequenos, mas em grandes quantidades, podem causar um bom estrago.
Em entrevista para a Emissora Fuji, o especialista e pesquisador do Departamento de Controle de Pestes de Quioto, Shinichi Asai, a temperatura mais elevada tem tornado os insetos mais ativos.
“Eles ficam mais ativos durante a noite, quando a temperatura está mais alta. Esses insetos costumam proliferar no sul, mas as noites de setembro foram muito quentes, o que tornou o ambiente adequado”, explicou.
Por causa disso, os danos nas plantações tem sido mais elevados do que em um ano comum. Uma pesquisa na província de Chiba mostrou que a quantidade de percevejos capturados nos campos de arroz foi maior do que o registro dos últimos 10 anos.
Por causa do aquecimento global, os verões cada vez mais quentes e duradouros, é possível que esses insetos passem a causar mais transtornos ano a ano.
Leia também: Especialista japonês revela os 6 hábitos das pessoas incapazes de guardar dinheiro: “vivem dizendo que não tem jeito”
Percevejos fedorentos em casa
Não será estranho encontrar um ou mais insetos como esses dentro de casa por causa da situação atual. E neste caso, há como se livrar dos percevejos sem provocar a reação que causa o odor.
O especialista do Insetário de Itami (Hyogo), Takahiro Nagashima, explicou como proceder ao ver uma única “Maria-fedida”.
“Se não for provocado, o percevejo não irá liberar a substância que causa o odor. Recomendo pegar uma garrafa pet com o fundo cortado e aprisionar o inseto. Use um lenço de papel para proteger e solte-o do lado de fora”, sugeriu.
Por serem insetos que se atraem por luzes fortes, é comum encontrá-los próximos de letreiros de lojas de conveniência ou estações de trem. Caso não encontre apenas um, mas vários percevejos, a recomendação é outra.
“Neste caso, utilize um inseticida, mas não use qualquer produto. Há inseticidas que foram feitos especialmente para a aplicação nos percevejos fedorentos. É bom ter um desses em casa. A tendência é que se torne cada vez mais comum conviver com esses insetos por causa do aumento da temperatura”, disse.