Na noite de quinta-feira (27), foi anunciado que uma linha da planta da Toyota Auto Body, subsidiária da Toyota Motor, localizada em Fujimatsu, na cidade de Kariya (Aichi), teve suas atividades suspensas. A interrupção impacta a produção dos modelos Noah, Voxy, Alphard e Vellfire.
Segundo informações da montadora, a paralisação continua nesta sexta-feira (28), data em que será feita uma nova avaliação para decidir os próximos passos.
O motivo da suspensão é a falta de fornecimento de molas automotivas, causada pela explosão ocorrida no dia 6 deste mês em uma linha de produção da Chuo Spring, na cidade onde está situada a matriz da Toyota. Além disso, outra linha de produção dessas molas também teve que ser fechada para verificações de segurança, o que agravou o atraso no fornecimento das peças.
Suzuki também enfrenta paralisação
A Suzuki também anunciou, na quinta-feira (27), que sua planta de Sagara, localizada na cidade de Makinohara (Shizuoka), permanecerá paralisada até o dia 1.º de abril. Inicialmente, a retomada estava prevista para o dia 31 deste mês, mas, assim como ocorreu com a Toyota, a falta de molas automotivas levou à prorrogação da suspensão.
A unidade de Sagara é responsável pela fabricação dos modelos kei Alto, Alto Lapin e Wagon R, além dos compactos Swift, Solio e X Bee (Cross Bee).
Por outro lado, a planta de Kosai número 2 da Suzuki, até o momento, segue operando e tem previsão de funcionamento até o dia 3 de abril, conforme informado pela montadora.
A situação continua sendo monitorada e novas decisões serão tomadas conforme o restabelecimento do fornecimento de peças.