Tóquio – Uma família de três pessoas em Tóquio acabou tendo uma experiência inesquecível ao visitar um restaurante da rede Saizeriya na capital japonesa.
No último dia 21, a família esteve em um restaurante no distrito Suginami, perto da Estação de Asagaya. A Saizeriya é uma rede popular de restaurantes familiares, que serve comida italiana por um baixo custo.
Neste dia, o casal e o filho pediram duas saladas, uma de camarão e outra de mussarela. Quando a mulher começou a mexer na salada no prato e a comer, algo surpreendente aconteceu.
Um sapo de 3 centímetros de comprimento e sem a pata direita saltou de dentro do prato para a mesa e ficou se remexendo. A mulher já tinha comido um bom pedaço da salada quando o anfíbio foi percebido.
“Eu tive dor de estômago depois de comer aquela salada e continuei assim por um bom tempo. Fui consultar no hospital e informei o restaurante, mas eles não pararam a linha de produção. Estão negligenciando a saúde alimentar”, comentou.
A explicação da Saizeriya
A rede confirmou o caso e disse ainda que não foi o único. Houve outros dois incidentes recentes com sapos que estavam nas saladas que seriam ou foram servidas aos clientes.
A empresa produz seus alimentos em uma fábrica própria e a administração acredita que os anfíbios vieram do alface utilizado na filial de Kanagawa. Esta fábrica é responsável por produzir os alimentos que serão servidos em 740 restaurantes da rede Saizeriya no Japão.
A fábrica recebeu uma inspeção dos agentes sanitários e tomou medidas para que não ocorra novamente. Antes o alface era utilizado com as folhas grudadas e agora os funcionários estão verificando folha a folha antes do preparo.
Outros casos de sapo na comida
Não é a primeira vez que sapos são encontrados na comida servida aos clientes e houve outros casos este ano. De acordo com uma reportagem do Jornal Sankei, em maio, a rede de udon Marugame Seimen, encontrou um sapo dentro de um dos pratos.
Eles disseram que o incidente provavelmente aconteceu na fábrica que processa as saladas dos restaurantes da marca. A empresa decidiu suspender a venda do “shake udon”, um de seus pratos populares que é servido em um copo, até que a questão do sapo fosse resolvida.
Em maio deste ano também houve mais um caso. Um cliente que comprou uma salada no mercado Ito Yokado em Nagano acabou encontrando um sapo misturado aos alimentos. Era uma salada de vegetais com macarrão, processada na fábrica da empresa alimentícia Hayashiya em Matsumoto, na mesma província. A fábrica passou por uma inspeção e não houve outros casos relatados por clientes.
Um episódio notório aconteceu também em 2018, em um restaurante da rede Gusto em Kumamoto, no sul do Japão. Um cliente que pediu uma entrega de salada por aplicativo encontrou um sapo morto dentro da comida e os agentes sanitários foram notificados.
Na maioria dos casos. os anfíbios acabam misturados aos vegetais em processamento nas fábricas e basta um descuido na hora do preparo para que acabe na comida dos clientes. É sempre uma boa ideia checar com atenção qualquer salada comprada em mercados ou restaurantes antes de comer.