Unnan – A cidade de Unnan, na província de Shimane, possui um serviço raro de cuidados aos idosos, incomum nas outras regiões do Japão.
Chamado de “Nasukuru”, o serviço consiste em promover visitas de enfermeiros às casas de idosos. Os profissionais de saúde fazem uma checagem, verificação a pressão arterial, a temperatura do corpo e se há algum sintoma ou queixa do idoso.
Além disso, ficam 30 minutos apenas batendo papo, conversando sobre a vida, ouvindo histórias. Essa parte do atendimento tem por objetivo promover a companhia e combater a solidão, muito comum aos idosos que vivem sozinhos.
Uma reportagem da emissora Fuji TV acompanhou a visita do enfermeiro Yuji Miyamoto à uma residência na região de Mitoya-cho, em Unnan. Quem recebeu a visita foi Akira Furuyama, de 89 anos, que teve o serviço contratado pelo filho que vive em Saitama.
Miyamoto se apresentou como funcionário do serviço “Nasukuru”, que é uma abreviação de “Community Nurse ga Kuru” (Visita da Comunidade de Enfermagem). Akira recebe a visita de um enfermeiro duas vezes por mês.
Depois de fazer a checagem de saúde e conversar, o funcionário volta ao escritório e elabora um relatório completo para entregar aos familiares.
“Depois da checagem de saúde, guardo meus equipamentos e ficamos apenas conversando. A checagem leva só 5 minutos, o resto do tempo é bate-papo”, explicou.
Akira trabalhava como professor de uma escola ginasial e sempre foi muito comunicativo. Quando a esposa faleceu, há três anos, sofreu um baque e teve que se acostumar com uma vida mais solitária.
“Eu tinha uma vida com bastante contato social e comecei a morar sozinho e isso mudou tudo. Eu me sinto bem melhor depois de conversar com alguém”, relatou.
Leia também: “Os japoneses de meia-idade são os homens que mais sentem solidão no mundo”, diz pesquisadora
Cuidado com idosos na pandemia
O serviço foi efetivado pela empresa Community Nurse Company em outubro de 2020 e começou com cinco enfermeiros que realizam as visitas durante a rotina de trabalho.
A representante da empresa, Michiko Aoyama, contou que o serviço surgiu como uma necessidade da pandemia, que mudou a dinâmica da vida de muitos idosos.
“Por causa da pandemia, as famílias não puderam mais visitar seus parentes idosos com a mesma frequência de antes. E isto deixou muitas pessoas receosas, sem ter certeza de que os familiares estão bem”, explicou.
O serviço de visitas em casa trouxe mais tranquilidade. No entanto, diferente do atendimento comum aos idosos, as visitas de enfermeiros não possuem coberturas do seguro de saúde e as famílias devem pagar pelo serviço de forma particular.
“O serviço é um pouco mais caro por não estar dentro da cobertura de nenhum seguro. No entanto, o público não se limita aos idosos. Qualquer pessoa que queira receber um cuidado de saúde em casa pode contratar”, explicou.
A empresa atende cerca de 10 domicílios na cidade de Unnan, mas pretende expandir o serviço para outras localidades, inclusive fora da província de Shimane.