Diante do aumento contínuo no custo de vida, o prefeito de Yokkaichi, na província de Mie, Tomohiro Mori, anunciou na quarta-feira (7) a concessão de um auxílio de 5 mil ienes para cada morador da cidade.
Além do repasse em dinheiro, a administração municipal pretende lançar cupons digitais com bônus de 30%. Na prática, a cada mil ienes pagos na compra do cupom, o residente poderá utilizá-lo no valor de 1.300 ienes. A proposta será analisada em uma sessão extraordinária da assembleia municipal marcada para 9 de janeiro.
O plano prevê um orçamento total de cerca de 3,2 bilhões de ienes, sendo 1,2 bilhão proveniente de subsídios do governo central e aproximadamente 2 bilhões oriundos do fundo de ajuste fiscal do próprio município.
A previsão é que o pagamento do benefício comece no final de março. Já os cupons digitais deverão ser colocados à venda no fim de maio e poderão ser utilizados até outubro. Batizado de YonDeji-ken (よんデジ券), o cupom será comercializado em valores de mil ienes, com limite de até 30 unidades por pessoa.
O auxílio único de 5 mil ienes deve alcançar cerca de 260 mil moradores. Ficam de fora as crianças que já se enquadram no Subsídio de Apoio à Infância, no valor de 20 mil ienes, anunciado anteriormente pela prefeitura.






